Assegurar que empresas e também comunidades em todo o mundo beneficiem das soluções de transição energética disponíveis, de forma a poupar e ao mesmo tempo consumir energia limpa produzida localmente e a baixo custo, tem sido um dos principais focos da Cleanwatts.
A empresa, que entrou no mercado da descarbonização energética recentemente, é resultado da incorporação da Virtual Power Solutions (VPS) e de várias start-ups de tecnologia limpa do Brasil e do Reino Unido.
Em entrevista à FORBES, o CEO e co-fundador da Cleanwatts, Michael Pinto, garante que os benefícios da inovação tecnológica e das energias renováveis têm chegado a um número cada vez maior de pessoas e empresas.
“As plataformas digitais de controlo e gestão de energia desenvolvidas pela Cleanwatts são um fator crítico para o sucesso dessas comunidades. Sem sistemas inteligentes altamente interoperáveis, essas comunidades simplesmente não existiriam”, defende.
O gestor ressalta que a eficiência energética inteligente e o acesso a energia limpa, a preços acessíveis, refletem diretamente alguns dos desafios impostos pela pandemia, oferecendo não só um maior controlo e previsibilidade sobre despesas operacionais, mas também uma dependência menor de fontes de energia mais poluentes e com um custo progressivamente mais elevado.
Apesar do atual contexto de pandemia, Michael Pinto assegura que o início deste ano tem sido muito prometedor, com uma expansão acelerada da atividade comercial da empresa para mercados da Europa, Brasil, Estados Unidos da América e Japão. Atualmente, com 50 colaboradores, a empresa procura por novos talentos para os citados mercados.
Através da sua subsidiária VPS, a Cleanwatts gera mais de dois terawatts de energia por hora, para uma ampla carteira de clientes, incluindo empresas de média e grande dimensão como bancos, indústrias, hotéis e aeroportos internacionais na Europa e no Brasil.
A Cleanwatts, combina o poder da tecnologia digital e industrial com o conhecimento em sistemas analíticos avançados e tem desenvolvido vários projetos de eficiência energética e de energia limpa acessível, reconhecidos internacionalmente.
Entre os projetos desenvolvidos se destacam o Flexunity – serviços de gestão de energia para comunidades assentes em blockchain e inteligência artificial, Ianos – tecnologia de virtual power plants para permitir a sustentabilidade energética de ilhas em toda a Europa – e Integridy – soluções de rede inteligente integradas para otimizar a distribuição de energia, incluindo o seu armazenamento.