No quadro das relações de cooperação entre Cabo Verde e a China, foi construído na cidade da Praia, um novo Campus da Universidade de Cabo Verde (UNI-CV), cujo financiamento foi assegurado pela República Popular da China.
O investimento ronda cerca de 5,6 milhões de contos (50,7 milhões de euros). Trata-se da maior obra da Costa Ocidental Africana, ocupando uma área de 28.000,00 m2, albergando 18 edifícios com capacidade de acolher 4.890 estudantes e 476 docentes em cada período.
Os edifícios incluem 61 salas de aula, 16 laboratórios informáticos, 34 laboratórios, biblioteca com 8 salas de estudos, residência de estudantes com 142 quartos, 5 auditórios com capacidade para 150 lugares, um salão multiuso com capacidade para 654 lugares, edifícios de administração, edifícios pedagógicos, centro de serviços (incluindo refeitórios), sala de equipamentos, guarita, torre do sino e campos desportivos.
A construção do Novo Campus da Uni-CV reforça o ensino superior como um dos setores de destaque na cooperação bilateral entre os dois países, que se manifesta também através da formação superior de quadros cabo-verdianos na China, atribuição de vagas e bolsas de estudos para aquele país, entre outros, construções e reabilitações de Infraestruturas educativas.
A construção do Novo Campus da Uni-CV reforça o ensino superior como um dos setores de destaque na cooperação bilateral entre China e Cabo Verde.
Cabo Verde e China assinalam em 2021 os 45 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.
“A República Popular da China tem sido um importante e exemplar parceiro de desenvolvimento de Cabo Verde, tendo em conta o número, o impacto e a qualidade das ações de cooperação desenvolvidas ao longo dos anos”, afirma o Governo de Cabo Verde.
Depois da primeira pedra da obra ter sido lançada oficialmente em 20 de junho de 2017, a cerimónia oficial de entrega do Campus Universitário da Uni CV, do Governo chinês ao Governo de Cabo Verde, teve lugar esta sexta-feira, dia 23 de julho.