JOIA é o nome do novo restaurante do chef português Henrique Sá Pessoa, e está repleto de influências espanholas e pratos que pertencem à nossa gastronomia nacional.
Situado no 15º andar de uma boutique guest house, os clientes podem usufruir de uma vista espetacular perante a icónica Battersea Power Station, que também foi capa de um dos famosos álbuns dos Pink Floyd.
O restaurante de dois andares, sendo o 14º piso o bar que pertence ao JOIA, faz parte do conceituado Art’otel, localizado no sul de Londres. Um destino por si só, o restaurante JOIA abriu portas a 21 de fevereiro deste ano. O rooftop do restaurante irá abrir esta Primavera.
Os interiores do JOIA foram desenhados pelo estúdio Russel Sage Studios, garantindo assim que o estabelecimento se tornará num marco memorável para aqueles que por lá passarem.
Na criação dos seus pratos, Sá Pessoa diz ter-se focado em utilizar os melhores produtos britânicos e ibéricos para confecionar pratos tradicionais portugueses e espanhóis.
O restaurante já está a dar que falar, visto ser um take mais glamoroso do famoso Tapisco, no Príncipe Real. É de notar que o menu do JOIA, assim como no do Tapisco, é maioritariamente português, sendo que 40% dos pratos são de origem espanhola numa homenagem aos nossos hermanos.
Apesar de ter aberto no mês passado, o projeto do restaurante teve início durante a pandemia, quando Sá Pessoa foi convidado pelo Art’otel para trabalhar com eles nas suas unidades hoteleiras em Amesterdão e Londres. Informados dos sucessos do chef português e dos seus projetos em Lisboa, Sá Pessoa foi desafiado para esta parceria.
Só no primeiro dia, em que foram abertas as linhas para reservas de mesas, a página online do chef português foi abaixo devido ao grande número de reservas por aí feitas. Com quase 800 pedidos de mesa, o restaurante esteve fully booked nas primeiras três semanas de abertura.
Duas horas depois de se tornarem públicos já tinham 780 reservas feitas.
O estabelecimento conta com 80 lugares no restaurante e cerca de 100 no bar. De acordo com Sá Pessoa, o preço médio, por cabeça, deve rondar as 65 libras.
A internacionalização da gastronomia portuguesa, assim como a dos nossos chefs, vai levar os nossos pratos típicos – como o Bacalhau à Brás e croquetes de alheira – à cosmopolita Londres.
Sá Pessoa, formado no Cordon Blue Institute, já tinha passado por Londres quando trabalhou na cozinha do hotel Sheraton Grand London Park Lane, nos anos 90. Abriu o restaurante Alma, agora no Chiado, em 2009, conquistando as duas estrelas Michelin que tanto o distinguem.
Henrique Sá Pessoa é já mais uma jóia portuguesa em Londres.
Dados importantes
Quem: Chef Henrique Sá Pessoa
Nome do restaurante: JOIA
Onde: Art’otel London Battersea Power Station, 1 Electric Boulevard, 15º andar, Nine Elms, Londres SW11 8BJ, Reino Unido
Contactos: +44 20 3833 8333
Website: www.joiabattersea.co.uk