Os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra iniciaram em dezembro a instalação de 23 lockers para levantamento de encomendas online, em parceria com dois operadores de distribuição e entregas. O serviço pretende trazer facilidade e rapidez ao cliente.
Neste momento, estão em funcionamento 21 cacifos resultantes desta parceria em 14 centros comerciais (ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama, CoimbraShopping, Estação VianaShopping, GaiaShopping, GuimarãreShopping, LeiriaShopping, MaiaShopping, NorteShopping, Nova Arcada, SerraShopping e ViaCatarina Shopping) e a instalação dos restantes estará finalizada até ao final de fevereiro.
Esta parceria dá uma maior autonomia aos clientes, que podem levantar a sua encomenda onde e quando lhe for mais útil, dentro do horário de funcionamento dos centros, após contacto do parceiro de entregas.
Cacifos da DPD
Atualmente, há sete centros comerciais geridos pela Sonae Sierra com cacifos dos dois operadores (DPD é um deles), incluindo o Centro Colombo e o Centro Vasco da Gama, o que lhes permite garantir uma maior cobertura a nível de retalhistas e-commerce.
Para Joana Moura e Castro, Diretora de Marketing da Sonae Sierra em Portugal, “este serviço é mais um passo no progresso de soluções omnicanal dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra. Esta parceria reforça não só a nossa aposta em tornar a experiência de compra cada vez mais conveniente e inovadora, como permite garantir uma grande cobertura com cacifos espalhados em centros comerciais de norte a sul do país.”
No caso das encomendas deixadas nos cacifos da DPD, elas estão disponíveis para levantamento durante o período de três dias.
CTT também apostam na solução
A aposta em cacifos para receção de encomenas tem sido uma aposta transversal a vários operadores, incluindo os próprios CTT – Correios de Portugal que, recentemente, estabeleceram uma parceria com a Cepsa para a instalação de cacifos em vários postos de abastecimento da rede Cepsa, em contexto urbano, casos do Posto Cepsa do Hospital São João e do Parque da Cidade (Circunvalação), no Porto, Posto Cepsa Leiria Pousos, em Leiria, Cepsa Olival Basto e Cepsa Estádio Universitário, em Lisboa.

Os Cacifos CTT são uma solução de conveniência quer para quem vende quer para quem compra online. Os destinatários decidem quando estão a comprar online se pretendem receber num xacifo identificando o que lhes é mais conveniente e, depois do objeto depositado, decidem quando o vão levantar.
A interface com o destinatário é baseada no envio via SMS e email do código secreto que lhes permite interagir com o xacifo e receber a sua encomenda.
De acordo com João Sousa, Administrador Executivo dos CTT, “com esta parceria, a estratégia de e-Commerce dos CTT sai uma vez mais reforçada, fortalecendo a relação de proximidade com os seus clientes, bem como a sua capilaridade regional da rede de distribuição, permitindo às empresas dispor de mais um serviço exclusivo, 24 horas por dia, num contexto cada vez mais digital, em que os consumidores privilegiam serviços e soluções que lhes permitam uma maior autonomia”.
“O objetivo da Cepsa nesta parceria passa precisamente por expandir a oferta de serviços e as soluções de comodidade que oferecemos aos nossos clientes. O facto da nossa rede de postos de abastecimento se converter também numa plataforma de entrega e levantamento de encomendas, é um sinal claro para os nossos clientes de que a Cepsa agrega, no seu modelo de negócio, parcerias que implicam mais-valias para o consumidor final”, acrescenta Cláudia Soares-Mendes diretora de Marketing e Comunicação.