Bright Pixel Capital investe em startup de gestão de frescos que pretende eliminar desperdício alimentar

A Bright Pixel Capital, braço de investimento tecnológico do grupo Sonae, participou na ronda de financiamento série B de 115 milhões de dólares da Afresh, empresa de tecnologia baseada em inteligência artificial para gestão de alimentos frescos. Este investimento foi liderado pela Spark Capital e contou com a participação da Insight Partners e VMG Partners.…
ebenhack/AP
A norte-americana Afresh, que criou um sistema de gestão de frescos para eliminar o desperdício alimentar, levantou uma ronda de financiamento de $115M, na qual participou a Bright Pixel Capital.
Empreendedores Negócios

A Bright Pixel Capital, braço de investimento tecnológico do grupo Sonae, participou na ronda de financiamento série B de 115 milhões de dólares da Afresh, empresa de tecnologia baseada em inteligência artificial para gestão de alimentos frescos.

Este investimento foi liderado pela Spark Capital e contou com a participação da Insight Partners e VMG Partners. Todos os investidores já existentes, incluindo a Maersk Growth, a High Sage e a Innovation Endeavors, também participaram na ronda, elevando o total de financiamento da empresa à data para 148 milhões de dólares.

A Afresh desenvolveu uma tecnologia que permite aos retalhistas realizarem tarefas em loja de gestão de produtos frescos.

Através do sistema operacional denominado Fresh, fica facilitada a previsão de inventário, novas encomendas e operações de loja.

Novas categorias e entrada na Europa

A Afresh tem disponível uma solução para frutos e legumes e este novo investimento permitirá expandir para novas categorias de alimentos frescos, como talho, peixaria e padaria.

O capital será também utilizado para aumentar a equipa e para expandir a empresa a nível internacional, nomeadamente com a entrada no continente europeu.

A missão da Afresh é eliminar o desperdício de alimentos frescos e possibilitar o acesso aos mesmos para todos.

Fundada em 2017, atualmente, a Afresh conta com parcerias com retalhistas em mais de 3.000 lojas e 40 estados americanos, incluindo a Albertsons, WinCo Foods, Heinen’s, Save Mart, Bashas, Cub Foods, entre outras.

Com o objetivo de servir 10% dos supermercados norte-americanos até ao final de 2022, a Afresh triplicou a sua base de clientes em 2021, incluindo cadeias regionais e nacionais.

Agora, conta implementar a sua solução em mais de 2.300 lojas da marca nacional Albertsons até ao final de 2022.

“Temos vindo a acompanhar a Afresh há alguns anos e identificamos o seu produto diferenciado e uma grande equipa como ótimos ingredientes para o sucesso”, salienta Miguel Bagulho, da Bright Pixel Capital.

Segundo Miguel Bagulho, Diretor de Investimento da Bright Pixel Capital, “a gestão de alimentos frescos é uma área crítica no setor do retalho alimentar, com ampla margem de melhoria. Além disso, o desperdício alimentar continua a apresentar números exorbitantes a nível mundial, havendo consciencialização generalizada para a necessidade de mudança”.

Miguel Bagulho refere que a Bright Pixel Capital tem “vindo a acompanhar esta área e a Afresh em particular há alguns anos e identificamos o seu produto diferenciado e uma grande equipa como ótimos ingredientes para o sucesso. O nosso ADN e conhecimento em retalho permitir-nos-á apoiar a Afresh no seu desenvolvimento, em especial no seu objetivo de expansão internacional”.

O desperdício alimentar é um problema enorme em todo o mundo e estudos mostram que cerca de 40% de todos os alimentos nos EUA são deitados ao lixo.

A Afresh pretende ajudar os retalhistas a evitar o desperdício de mais de 15 milhões de quilos de comida até ao final de 2022.

De acordo com a Bright Pixel Capital, as lojas que utilizam Afresh reduzem o desperdício alimentar, em média, em 25% e registam um aumento entre 2 e 4% no crescimento das receitas e melhoria superior a 40% na sua margem operacional.

“Fundámos a Afresh com o objetivo de eliminar o desperdício alimentar e de tornar os alimentos nutritivos mais acessíveis. Estamos entusiasmados por aplicar este investimento no desenvolvimento do negócio e na expansão do nosso produto”, afirma Matt Schwartz, cofundador e CEO da Afresh.

Mais Artigos