Mais do que conhecido pela sua arte e pelos alertas ambientais, Bordalo II volta a marcar a atualidade cultural com Evilution, exposição que surpreende pelas esculturas de animais de grande escala recorrendo a todo o género de lixo urbano, de restos de metal, contentores e brinquedos de plástico a pneus, mangueiras, cordas e lixo marinho e separadores de estrada.
A exposição, alojada na Edu Hub Lisbon, projeto do casal Chitra e Roman Stern, inclui uma série de peças conhecidas do público, bem como abordagens e estilos completamente novos. “Organizámos esta exposição como se fosse uma espécie de retrospetiva que engloba tudo o que temos feito nos últimos anos”, refere Bordalo, mencionando os cinco momentos distintos e, simultaneamente, complementares que caracterizam esta EVILUTION — um nome que demonstra a dualidade entre a evolução do mundo e o retrocesso malicioso e causado pelos humanos que daí advém.
Com o título EVILUTION, a surpreendente exposição ocupou um dos armazéns do novo Edu Hub Lisbon, um dos mais recentes projetos inovadores, a par da United Lisbon International School, de Chitra e Roman Stern, fundadores e proprietários do Martinhal Resorts, cuja paixão pela arte e o apoio incondicional a artistas portugueses abriu caminho para a criatividade artística e proporcionar uma exposição sem precedentes.
No mesmo espaço pode ainda ver Capítulo Um, um mundo imersivo criado por Tomás João, aka Nature The Artist — e convidado de Bordalo II para expor pela primeira vez a solo em simultâneo com Evilution.
Estes testemunhos em forma de fósseis, árvores e vídeos, entre outros, dão a perspetiva da Natureza sobre o mundo humano, na esperança de mudarmos os nossos hábitos e vivermos uma vida mais sustentável.
‘Capítulo Um’ estará patente no United Lisbon Edu Hub, em simultâneo com Evilution de Bordalo II, até ao dia 18 de dezembro.