A lista dos bilionários de 2024 da Forbes International, que acaba de ser publicada, revela que existem na vizinha Espanha 29 bilionários – pessoas com mais de mil milhões de dólares em património. Estes afortunados possuem em conjunto uma fortuna que ascende a 177,1 mil milhões de dólares (cerca de 163,2 mil milhões de euros), muito à custa do primeiro lugar do ranking nacional: Amancio Ortega.
O empresário espanhol, fundador da Inditex, empresa de retalho de moda e vestuário, está entre os primeiros treze bilionários do mundo, com uma fortuna estimada de 103 mil milhões de dólares (qualquer coisa como 95 mil milhões de euros). O empresário detém cerca de 60% da empresa sediada em Madrid que tem 7.500 lojas em todo o mundo de marcas como a Zara, a Massimo Dutti, a Pull & Bear, entre outras. Amancio Ortega realiza cerca de 400 milhões de dólares (cerca de 368 milhões de euros) em dividendos por ano, dinheiro que investe em imobiliário em Madrid, Barcelona, Londres, Chicago, Nona Iorque e Miami.
Amancio Ortega, fundador da Inditex, dona da Zara, está entre os primeiros treze bilionários do mundo, com uma fortuna estimada de 103 mil milhões de dólares (qualquer coisa como 95 mil milhões de euros).
Sua filha, Sandra Ortega Mera encontra-se no segundo lugar do ranking espanhol, embora a uma considerável distância, já que se situa na 263ª posição do ranking geral, com 9,3 mil milhões de dólares (cerca de 8,5 mil milhões de euros) de fortuna. Na terceira posição está o empresário Rafael del Pino y Calvo Sotelo, chairman da empresa de infraestruturas Ferrovial, da qual detém 20%, parcela que contribui para a sua fortuna de 6 mil milhões de dólares (5,5 mil milhões de euros).
Juan Roig, dono da cadeia de supermercados Mercadona, está na quarta posição do ranking espanhol e na 548 do mundial, com uma fortuna de 5,5 mil milhões de dólares (5 mil milhões de euros). Segue-se Isak Andic e família, fundador da rede de lojas Mango, com uma avaliação de 4 mil milhões de dólares (cerca de 3,68 mil milhões de euros).
Conheça a seguir o top ten dos mais ricos de Espanha:
1 – Amancio Ortega (Inditex/Zara) – 103 mil milhões de dólares
2 – Sandra Ortega Mera (Inditex/Zara) – 9,3 mil milhões de dólares
3 – Rafael del Pino (Construção/Ferrovial) – 6 mil milhões de dólares
4 – Juan Roig (Supermercados Mercadona) – 5,5 mil milhões de dólares
5 – Isak Andic e família (Retalho/Mango) – 4 mil milhões de dólares
6 – Maria del Pino (Construção/Ferrovial) – 3,3 mil milhões de dólares
7 – Hortensia Herrero (Supermercados) – 3,2 mil milhões de dólares
8 – Alicia Koplowitz (Construção) – 3,2 mil milhões de dólares
9 – Daniel Mate (Minas) – 3,2 mil milhões de dólares
10 – Tomas Olivo Lopez (Centros comerciais) – 3,1 mil milhões de dólares