A Bairro, start-up que tem como missão revolucionar a experiência de compra digital, garantindo a qualidade e rapidez das entregas, lançou uma nova vertical destinada a marcas, produtores e retalhistas: o Bairro Direct.
O objetivo é impulsionar a relação direta ao consumidor (D2C) no espaço digital, eliminando todos os intermediários desnecessários.
Para cumprir esta missão, o Bairro Direct possui uma rede de centros logísticos urbanos localizados em áreas estratégicas, de modo a conseguir uma maior proximidade e conveniência aos seus consumidores, otimizar o processamento de pedidos online e reduzir os tempos de entrega para trinta minutos, no próprio dia ou no dia seguinte, para toda a Europa. As marcas, produtores e retalhistas terão acesso aos contratos já estabelecidos com os parceiros logísticos de eleição, sendo o Bairro Direct responsável pela gestão e garantia da excelência das entregas.
Como funciona
Esta nova vertical conecta as lojas online ou marketplaces dos clientes, importa os seus produtos e recebe e armazena o seu inventário nos centros logísticos. Os clientes podem, inclusive, enviar os produtos para os armazéns Bairro diretamente do produtor sem necessidade de intervir neste processo, sem interferência no PVP e com total controlo sobre as suas margens.
![](https://forbespt.fra1.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2023/07/19081326/Bairro-Direct-3.png)
Esta proposta, desenvolvida através de tecnologia de microfulfillment e de uma plataforma criada e gerida internamente, “permite lançar novos canais de venda, tais como a UberEats [com quem trabalham], garantir com 99% de precisão na preparação dos pedidos, criar visibilidade omnicanal e gerar maior rotatividade dos artigos. Por sua vez, esta solução permite impulsionar a taxa de conversão até 30% e garantir que o cliente tem uma retenção e satisfação até três vezes superior”, aponta a empresa.
Segundo a empresa, o seu software permite automatizar as atualizações de stocks em tempo-real, reduzir os erros em menos de 0.4% e garantir uma taxa de 98% de pedidos perfeitos (ontime, infull).
“A nossa solução otimiza o custo de processamento de pedidos até nove vezes mais barato e mais rápido entre as outras soluções disponíveis no mercado. De momento, a solução Bairro Direct está disponível para ser integrada em espaços logísticos já existentes dos retalhistas para aumento da eficácia e otimização de custos”.
“O Bairro Direct surgiu para dar resposta a uma lacuna que existia no mercado, uma vez que apenas 13% dos top-retalhistas na Europa oferecem entregas no próprio dia, enquanto 67% dos consumidores afirmam que estão dispostos a pagar para usufruir deste serviço. Entre 40% a 60% dos pedidos realizados em marketplaces possuem falhas que resultam da falta de automatização de stocks, ausência de tecnologias de processamento de pedidos das encomendas express e da ausência de integração com os marketplaces. Tudo isto é solucionado pelo Bairro Direct”, afirma Milana Dovzhenko, cofundadora da Bairro.
“Assim, a missão do nosso serviço de fulfillment é potenciar as marcas e ajudá-las a vender diretamente ao consumidor nos diversos canais digitais, garantindo-lhes um serviço de alta qualidade que corresponde às expetativas dos seus clientes, desde a encomenda até à fase pós-compra. Tudo isto sem riscos associados, sem necessidade de que estes façam investimentos elevados ou possuam infraestruturas próprias, o que muitas vezes é um entrave para o crescimento dos negócios nacionais no setor digital”, acrescenta.
Adicionalmente, o Bairro Direct disponibiliza ainda uma equipa de marketing digital dedicada ao aconselhamento de cada marca relativamente a campanhas, criação de parcerias com as outras marcas e distribuição de amostras.
De momento, o Bairro Direct está predominantemente direcionado a marcas alimentares, inclusive frescos e ultracongelados, eletrónica e marcas de beleza e cosmética, com expedição para qualquer parte do mundo.