As autoridades francesas prenderam um cidadão checheno de 18 anos suspeito de planear um ataque terrorista contra os jogos de futebol durante os Jogos Olímpicos de verão em Paris, numa altura em que a França permanece no seu nível mais elevado de alerta de segurança, no meio das tensões globais que antecedem os Jogos.
O suspeito foi detido a 22 de maio por alegadamente estar a planear um “ataque de inspiração islâmica”, segundo um comunicado de imprensa do Ministério do Interior francês, que não mencionou o nome do suspeito.
O suspeito estaria a planear um atentado contra os espetadores e a polícia no estádio Geoffroy-Guichard, na cidade de Saint-Etienne, que vai receber jogos de futebol durante os Jogos Olímpicos deste ano.
O ministério disse que uma investigação inicial mostrou que o indivíduo queria “morrer como um mártir”.
Gérald Darmanin, ministro francês do Interior e dos Territórios Ultramarinos, disse que foi o primeiro ataque falhado visando os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e o 50º ataque travado pelos serviços de inteligência franceses desde 2017.
Numa declaração no X, Darmamin disse que os agentes do seu ministério estão “totalmente mobilizados” para responder às ameaças à segurança.
(Com Forbes Internacional/James Farrell)