A Audi anunciou a renovação do seu topo de gama, A8, dando-lhe uma nova face e melhorando-lhe os equipamentos, através da incorporação de tecnologias de segurança e entretenimento mais recentes.
Em termos estéticos, a grelha frontal Singleframe salta à vista: é agora mais larga e é contornada por arestas cromadas que aumentam de tamanho de baixo para cima; as entradas de ar laterais também são mais verticais.
Além do design base, a Audi oferece aos seus clientes o pacote exterior Chrome e, pela primeira vez no A8, o novo pack exterior S Line, o qual dá à dianteira um toque dinâmico e diferencia-se do modelo base por exibir uma lâmina na zona das entradas de ar laterais, o que ajuda a reforçar a imponência da dianteira, muito ao estilo S8. Para um visual ainda mais desportivo e marcante, o cliente poderá optar pelo pacote Visual Back.
Interior em estilo lounge
No lounge que é o interior do A8, o MMI touch response do modelo conta com dois ecrãs (10,1 e 8,6 polegadas) e controlo de voz natural, acionável pelo “Olá Audi!”.
O MMI Navigation plus de terceira geração do sistema modular de entretenimento (MIB 3) é de série no modelo.
Atrás, os passageiros dispõem de dois monitores de 10,1 polegadas, com resolução full HD e embutidos nas costas dos bancos dianteiros, que exibem o conteúdo dos dispositivos móveis dos passageiros e podem receber vídeo e áudio via streaming.
O sistema de áudio Bang & Olufsen Advanced Sound proporciona som 3D para os lugares traseiros. Um amplificador de 1920 watts alimenta 23 altifalantes, controlados eletricamente a partir do painel de instrumentos.
O comando remoto para o banco traseiro, que agora está montado no apoio de braço central, permite que muitas funções de conforto e infoentretenimento sejam controladas por quem viaja atrás.
“Packs” de segurança
Existem cerca de 40 sistemas de assistência ao condutor disponíveis no novo Audi A8. Alguns deles – incluindo o “Audi pre sense basic” e os sistemas de segurança dianteira “Audi pre sense”, fazem parte do equipamento de série. As opções são agrupadas nos pacotes “Parking”, “City” e “Tour”.
O destaque do pacote “Park” é o assistente de estacionamento remote park assist plus, que estaciona automaticamente o A8 em lugares paralelos ou em espinha.
O pacote de assistência “City” inclui o assistente de cruzamento, cross-traffic assist, side assist, saída de faixa e o sistema de segurança Audi pre sense 360°, que alerta para o risco de um impacto lateral.
O pacote de assistência “Tour”, mais abrangente, inclui o adaptive cruise assist, que ajusta a orientação longitudinal e lateral em toda a faixa de rodagem.
O novo Audi A8 chega a Portugal no primeiro trimestre de 2022
A suspensão pneumática adaptativa com amortecimento controlado é de série, tal como a direção progressiva.
A suspensão ativa preditiva (conta com atuadores eletromecânicos que podem levantar ou baixar cada roda do veículo de forma independente, gerindo a altura ao solo em cada situação), o diferencial desportivo e a direção dinâmica nas quatro rodas são propostas de série apenas no S8 (é opção no A8).
Motorizações disponíveis
O novo A8 está disponível com o motor 3.0 TDI (composto por um bloco V6 de 3,0 litros) e com um motor híbrido plug-in TFSIe (que combina o bloco 3.0 TFSI com um motor elétrico).
O 3.0 TDI equipa o Audi A8 50 TDI quattro e o A8 L 50 TDI quattro, debitando uma potência de 286 cv (210 kW) e um binário máximo de 600 Nm disponível entre as 1750 e as 3250 rpm.
Por seu lado, o 3.0 TFSIe equipa o Audi A8 60 TFSIe quattro e o A8 L 60 TFSIe quattro. A bateria de iões de lítio na parte traseira pode agora armazenar 14,4 kWh (bruto: 17,9 kWh) de energia, valor maior do que na geração anterior. A potência total do sistema é de 340 kW (462 cv) e o binário é de 700 Nm.
O Audi S8 TSFI quattro é a versão desportiva de topo da gama. O biturbo V8 debita uma potência de 571 cv (420 kW) e um binário máximo de 800 Nm entre as 2050 e as 4500 rpm, enquanto a aceleração 0-100 km/h é de apenas 3,8 segundos.
A marca ainda não definiu os preços de comercialização, algo que se saberá mais perto do lançamento, nos primeiros meses do próximo ano.