A Antarte aproveitou a inauguração da nova loja em Leiria, na qual, investiu 2,5 milhões de euros para se estrear também no mundo da Inteligência Artificial (IA). Durante a abertura do novo espaço a cadeia de mobiliário e decoração apresentou peças Antarte criadas com recurso à IA. Em comunicado a marca liderada por Mário Rocha explica que “são as primeiras peças de mobiliário portuguesas criadas pela IA, uma inovação que reforça o posicionamento da Antarte como marca na vanguarda do mobiliário made in Portugal”. Na mesma nota poder ler-se que “respeitando os briefings do diretor criativo e da marca Antarte, foi solicitada à IA que criasse diversos móveis em linha com o design intemporal que, há mais de 25 anos, se tornou a imagem da marca”. O resultado é um conjunto de peças pensadas para sala de estar como dois cadeirões e um móvel de TV.
Sobre esta aposta, o CEO da Antarte, Mário Rocha, sublinha que “foi dada liberdade à IA para criar o design dos móveis, algo que representa um caráter inovador. Fomos ousados ao solicitar à IA que desenhasse um conjunto de peças de mobiliário”. Mário Rocha explica ainda que “as criações propostas pela IA tiveram retoques de pormenor de forma a simplificar a sua passagem à fase de fabrico. São produtos de qualidade estética excelente e que conjugaram o uso de inteligência artificial e humana. A Antarte mostrou novamente ser uma marca na vanguarda do setor do mobiliário Made in Portugal”.
Reforçar a presença
A nova em Leiria resulta da reconversão de uma infraestrutura industrial de mais de mil metros quadrados que foi transformado num projeto de arquitetura sob o conceito do design intemporal, imagem de marca da Antarte. O novo espaço reflete o reforço da estratégia de ter “presença nas capitais de distrito nacionais”. A marca refere que com esta abertura já totaliza 13 lojas, estando presente em Braga, Leça da Palmeira (Feng Shui e Rua Óscar Silva), Porto, Feira, Aveiro, Coimbra, Seixal, Alfragide, Lisboa, Vilamoura e no showroom na sede da marca, em Rebordosa (Paredes).
Sobre o novo espaço, o fundador da Antarte, Mário Rocha, realça que “a nova loja numa capital de distrito com a importância económica de Leiria era essencial para reforçar a presença da marca na zona centro do país e ter maior proximidade com um dos núcleos urbanos mais dinâmicos de Portugal”.
A Antarte nasceu em 1998 em Rebordosa (Paredes) como uma empresa dedicada a peças de mobiliário antigas e arte. Foram estas duas áreas de negócio que determinaram a criação e designação da própria marca, cujo nome resultou da fusão de “antiguidade” com “arte”.