A escritora norte-americana Anne Rice, autora de “Entrevista com o Vampiro”, morreu este sábado, aos 80 anos, devido a complicações resultantes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), anunciou o filho, Christopher Rice, na conta de Twitter e Facebook da sua mãe.
Anne Rice será sepultada numa cerimónia privada no mausoléu da família no cemitério Metairie em Nova Orleães, cidade onde nasceu.
“No próximo ano, uma celebração da sua vida terá lugar em Nova Orleães. Este evento será aberto ao público e convidará a participação dos seus amigos, leitores e fãs que lhe trouxeram tanta alegria e inspiração ao longo da sua vida”, refere Christopher Rice.
“Entrevista com o Vampiro”, um livro de 1976 que foi adaptado para um filme com o mesmo título realizado por Neil Jordan e interpretado por Tom Cruise, Brad Pitt, Antonio Banderas e Kirsten Dunst, entre outros, em 1994, foi o primeiro de um total de 13 livros de uma série chamada “As Crónicas dos Vampiros”.
Autora de mais de 30 romances na área da literatura de fantasia e gótica, Anne Rice tem uma grande parte da sua obra editada em Portugal pela editora Publicações Europa-América.
Juntas, as séries “The Vampire Chronicles” e “The Lives of the Mayfair” venderam mais de 150 milhões de cópias em todo o mundo.
Por ironia do destino, Anne rice faleceu sem ter podido assistir à transposição da sua obra para a televisão, dado que a produtora AMC estava a adaptar “Entrevista com o vampiro” e outras crónicas de Anne Rice para uma série de TV.
A AMC adquiriu todos os livros “Vampire Chronicles”, bem como a série “Mayfair Witches”, da escritora, num total de 18 títulos.
A primeira temporada estava prevista para ir para o ar na AMC e na AMC + em 2022 e seria composta de oito episódios, com Anne Rice e Christopher Rice como seus produtores executivos. Neste momento, não se sabe em que medida é que o falecimento da escritora afeta o desenvolvimento deste projeto, cujo elenco ainda não era conhecido.
Estava anunciado também para 2022 uma série, também da AMC+, baseada em “As bruxas de Mayfair”, de Anne Rice.
Anne Rice nasceu em Nova Orleães, no estado da Luisiana, nos EUA, em 1941. Formada em ciência política e escrita criativa pela Universidade de São Francisco, a escritora começou a escrever em 1972, após a perda da filha Michele, de cinco anos, que morreu de leucemia.