A germânica Catella European Residential Fund (CER) fez a sua primeira aposta no mercado de investimento institucional português para habitação estudantil com a aquisição de um ativo no concelho de Cascais, por 15,5 milhões de euros.
A habitação em causa fica localizada no bairro de Lombos de Carcavelos, no município de Cascais, numa posição privilegiada, na medida em que se situa a dez minutos a pé da faculdade de economia e gestão, a Nova School of Business and Economics (Nova SBE), “a qual tem uma população estudantil de mais de 3.500 elementos”, destacam os gestores de investimento.
A compra da residência, que tem atualmente o nome de Milestone Carcavelos Lombos, foi efetuada à austríaca Milestone, empresa que integra o Value One Group, uma promotora imobiliária internacional e operadora de residências estudantis.
A propriedade abrange 6.622 m2 e foi construída em 2020, sendo composta por 192 quartos individuais (20 m2 em média) com ginásio, terraço na cobertura, salas de estudo, de música e de lazer, bem como estacionamento.
A Catella destaca a sua elevada ocupação (99%) e o facto de ter obtido a certificação de sustentabilidade LEED Gold pela sua construção.
A Catella Residential Investment Management GmbH (CRIM), com sede em Berlim, como gestora de investimentos, e a plataforma AIFM, com sede em Munique, Catella Real Estate AG, foram assessoradas pela Catella AM Iberia S.L. na transação. O fornecedor era a Value One Holding.
Eduardo Guardiola, Managing Partner da Catella AM Iberia, considera que este passo “é um marco para o CER”, ao ser o seu “primeiro investimento” em Portugal.
“O mercado imobiliário português está a tornar-se cada vez mais relevante tanto no mercado de arrendamento a preços acessíveis como no mercado de habitação estudantil – que embora muito diferentes em maturidade e dimensão, oferecem excelentes oportunidades de investimento”, declara Eduardo Guardiola.