O fundador da Oracle, Larry Ellison, cujo património líquido de 163,7 mil milhões de dólares (148,5 mil milhões de euros) o coloca em quinto lugar na lista da Forbes das pessoas mais ricas do mundo, adquiriu o Eau Palm Beach Resort & Spa, um hotel de luxo com 309 quartos à beira-mar, a sul de Palm Beach, por um preço não revelado que se pensa ser superior a 300 milhões de dólares (272,2 milhões de euros), disseram ao Palm Beach Daily News pessoas a par da transação.
O vendedor, a empresa de capital de risco Lewis Trust Group, com sede em Londres, comprou o hotel por 67,5 milhões de dólares (61,2 milhões de euros) em 2003, quando era um Ritz-Carlton. A propriedade foi rebatizada uma década mais tarde como Eau Palm Beach e tem funcionado como parte da Preferred Hotels & Resorts Legend Collection. Tem uma classificação de cinco estrelas do Forbes Travel Guide.
“A nossa família sente-se privilegiada por ter sido uma parte bem sucedida da história do Eau Palm Beach”, afirmou Simon Lewis, diretor do Lewis Trust Group, num comunicado. “Apesar de lamentarmos o fim do nosso mandato, estamos satisfeitos por saber que Larry Ellison irá valorizar o resort e guiar os seus funcionários para patamares ainda mais elevados”.
O Eau Palm Beach é apenas a mais recente adição ao portfólio de imóveis e hotéis de luxo de Ellison, que cresceu desde que a Forbes o avaliou em mil milhões de dólares em 2021. Há dois anos, Ellison comprou uma mansão particular em Palm Beach por 173 milhões de dólares (157 milhões de euros) ao bilionário da tecnologia Jim Clark. Foi a venda de uma casa mais cara da história do Estado do Sol.
Ellison também possui quatro propriedades em Newport, Rhode Island, incluindo a antiga mansão Astor, conhecida como Beechwood, que comprou por 10,5 milhões de dólares (9,5 milhões de euros) em 2010 e gastou outros 100 milhões de dólares (90,7 milhões de euros) a transformar num museu para albergar a sua coleção de arte. Posteriormente, adquiriu três casas vizinhas ao longo da famosa Bellevue Avenue de Newport, de acordo com o The Newport Daily News.
Em 2012, Ellison comprou 98% da ilha havaiana de Lanai por 300 milhões de dólares ao presidente da Dole Food, David Murdock.
Na Califórnia, Ellison também é proprietário de várias casas ao longo da “praia dos bilionários” em Malibu, bem como de uma propriedade privada em Woodside, que foi modelada com base num palácio de um imperador japonês do século XVI.
Depois, há a crescente carteira de hotéis de Ellison. No Havai, é proprietário do Four Seasons Resort Lanai e do Sensei Lanai. Na Califórnia, é proprietário do Nobu Ryokan Malibu, do Nobu Hotel Palo Alto, Hyatt Regency Lake Tahoe e o Sensei Porcupine Creek.
O mais recente objeto brilhante de Ellison – localizado ao fundo da praia de Eastover, a histórica propriedade Vanderbilt – teve muitas evoluções ao longo das décadas. Entre os anos 50 e o final dos anos 70, o Eau Palm Beach foi o local do La Coquille Club, um popular parque de diversões na praia para a elite social, incluindo as famílias Vanderbilt, Rockefeller e Ford, bem como presidentes dos EUA e dignitários estrangeiros. O clube foi mais tarde arrasado para dar lugar ao The Ritz-Carlton Palm Beach, que abriu no início da década de 1990.
A estância possui duas piscinas à beira-mar, nove restaurantes e bares, centro de fitness, sala de jogos, campos de ténis, um spa e espaço para reuniões. Há uma sala de jogos para crianças e aulas de stand-up paddle boarding, snorkeling e surf.
Para um fim de semana em setembro, as tarifas para um quarto virado para o interior começam nos 467 dólares (423,8 euros) por noite, antes de impostos e taxas, enquanto os quartos à beira-mar começam nos 754 dólares (684,2 euros) por noite. Uma suíte à beira-mar com duas casas de banho e uma varanda privada tem uma tarifa noturna de 2.769 dólares (2512,6 euros).
Durante a administração Trump, o resort foi um refúgio ocasional para dignitários estrangeiros, informou o The Palm Beach Post. Em abril de 2017, o Presidente chinês Xi Jinping e a sua mulher ficaram alojados no Eau Palm Beach Resort & Spa durante uma cimeira de dois dias na propriedade de Mar-a-Lago, de Trump.
Ellison tenciona manter a atual equipa de gestão do resort. “Estamos entusiasmados com a aquisição pela família Ellison”, disse Tim Nardi, diretor-geral do Eau Palm Beach Resort & Spa. “A vasta experiência da Ellison em hotelaria de luxo traz um novo nível de inovação ao resort e estamos confiantes de que esta transição não só irá melhorar as experiências únicas que oferecemos, mas também introduzir novas comodidades e serviços, garantindo que o Eau Palm Beach continue a ser um destino de primeira linha para os nossos valiosos hóspedes”.
(Com Forbes Internacional/Suzanne Rowan Kelleher)