No município do Seixal, durante os meses de verão, a Quinta da Fidalga abriga a exposição “Cargaleiro, Arte Intemporal”, que estará aberta ao público de 17 de junho a 22 de outubro, na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro.
A exposição é inspirada na vida e obra do mestre Cargaleiro e destaca o seu trabalho mural em cerâmica e tapeçaria.
A inauguração da exposição está agendada para este sábado, dia 17, às 16h30.
Apaixonado pela cerâmica desde criança, Cargaleiro colaborou com fábricas de cerâmica centenárias, inicialmente a Fábrica Sant’Anna e, desde 1949, a Fábrica Viúva Lamego, onde se torna artista residente até aos nossos dias.

O gosto pela tapeçaria começa nos anos 70 de século XX, quando dá início à colaboração com a Manufatura Tapeçarias de Portalegre, fábrica que cria obras de arte originais, a partir dos cartões de artistas nacionais e estrangeiros.
Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, “Manuel Cargaleiro é uma referência cuja obra dispensa apresentações. Esperamos que os visitantes possam apreciar as obras de arte expostas e compreender a magia do trabalho deste artista. Cargaleiro é intemporal, tanto pela consistência e abrangência da sua obra multifacetada, quanto pela singularidade da luz, cor e alegria e esperança que ele transmite, e que também encontramos nas suas palavras”.