As Mais Poderosas: Mafalda Duarte, a portuguesa no Fundo Verde para o Clima, continua na liderança da Responsabilidade Social

A revista Forbes Portugal acaba de lançar, na edição em papel que está agora em banca, a sua lista anual que destaca as mulheres portuguesas Mais Poderosas no mundo dos negócios. Tal como já aconteceu em 2024, o ranking deste ano foi novamente organizado por 11 categorias, correspondentes aos vários setores de atividade em que…
ebenhack/AP
Mafalda Duarte, diretora executiva do Fundo Verde para o Clima, ocupa mais uma vez a primeira posição da categoria de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no ranking de 2026 das Mais Poderosas nos Negócios, com uma avaliação total de 86 pontos.
Forbes Women Listas

A revista Forbes Portugal acaba de lançar, na edição em papel que está agora em banca, a sua lista anual que destaca as mulheres portuguesas Mais Poderosas no mundo dos negócios. Tal como já aconteceu em 2024, o ranking deste ano foi novamente organizado por 11 categorias, correspondentes aos vários setores de atividade em que atuam.

Mafalda Duarte, 49 anos, mantêm-se na condução dos destinos do Fundo Verde para o Clima (GCF), das Nações Unidas, função que assumiu em agosto de 2023. Ocupa, por isso, o primeiro lugar da categoria de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no ranking de 2026 das Mais Poderosas nos Negócios, com uma avaliação total de 86 pontos.

A gestora lidera esta organização que foi criada em 2010 e representa o principal instrumento para o financiamento climático no quadro do Acordo de Paris, assinado por 194 países. Como diretora executiva, Mafalda Duarte tem em mãos a tarefa de gerir milhares de milhões de euros destinados a financiar projetos climáticos em todo o mundo. A estimativa aponta que sejam investidos cerca de 50 mil milhões de dólares até 2030 em reformas ambientais globalmente.

Com uma avaliação de 86 pontos, Mafalda Duarte, diretora executiva do Fundo Verde para o Clima, ocupa a primeira posição da categoria de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do ranking de 2026 da Forbes Portugal.

A líder portuguesa nasceu na Covilhã e completou uma licenciatura de Relações Internacionais em Portugal, seguindo depois para o Reino Unido e para os Estados Unidos, países onde completou a sua formação académica. Anteriormente, fora CEO dos Fundos Climáticos de Investimento, no universo do Banco Mundial, tendo aumentado em 40% a sua capitalização. Ao longo da sua carreira, desenvolveu projetos em mais de 50 países.  Mafalda Duarte foi distinguida pela revista Time como uma das mulheres mais influentes na ação climática e é requisitada em todo o mundo para palestras e conferências sobre finanças na área climática. Casada, a gestora é mãe de três filhas.

A metodologia aplicada nas avaliações da Forbes Portugal

O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas e instituições, das quais são retirados e avaliados mais de 150 nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras.

A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado. A Forbes avaliou e pontuou estes nomes pela Fortuna, pessoal ou familiar; pelo Poder de Decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista -, Poder de Influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, seja em programas de responsabilidade social e cívica em que se envolve, seja associações em que participa, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais (sobretudo Linkedin); pela Dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação;  e pelo seu Empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área, ou se envolveu na criação de empresa, etc.

A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios ou dimensões, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado.

Tal como a lista de 2024, também este ano o ranking foi organizado por setores de atividade. Depois de pontuados, os nomes foram organizados por 11 categorias entrando na lista apenas as cinco primeiras de cada categoria. Nas categorias com mais elementos, como a da Banca, Finanças e Investimento e a de Indústria, as duas com mais nomes analisados, ficaram inúmeras mulheres bem pontuados de fora, com pontuações mais elevadas do que as primeiras cinco de outras categorias.

Mais Artigos