O mundo ganhou 390 novos bilionários no último ano, de acordo com o ranking anual da Forbes das pessoas mais ricas do planeta – mais de um novato por dia. Este é o segundo melhor ano já registado para novos bilionários, depois de 2021, quando a recuperação da pandemia levou 493 pessoas ao clube dos três zeros pela primeira vez.
A turma de novatos bilionários deste ano inclui dois músicos icónicos, um cineasta muito famoso, uma lenda do ténis e o irmão mais novo da pessoa mais rica do mundo. Estes novos bilionários são originários de 40 países e territórios e, juntos, têm um património estimado em cerca de 652 mil milhões de euros, ou 1,6 mil milhões de euros em média.
Os Estados Unidos lideram o mundo em termos de novos bilionários, com 106, incluindo os dois recém-chegados mais ricos: Edwin Chen (património líquido estimado: 15,6 mil milhões de euros), fundador da empresa de inteligência artificial Surge AI, e Peter Mallouk (13,9 mil milhões de euros), presidente, CEO e proprietário maioritário da empresa de planeamento financeiro Creative Planning.
A China tem o segundo maior número de novos bilionários, com 55 (incluindo três de Hong Kong), liderados por dois fundadores de empresas de modelos de IA, Liu Debing (7,9 mil milhões de euros) da Zhipu e Yan Junjie (6,2 mil milhões de dólares) do MiniMax Group.
A Alemanha ocupa o terceiro lugar, com 42 novos rostos, enquanto a Índia vem em quarto lugar, com 30.
Entre os recém-chegados mais famosos está a cantora e compositora Beyoncé Knowles-Carter, que acumulou uma fortuna estimada em mil milhões de dólares com anos de vendas de música, tours e uma coleção de arte com o seu marido, o já bilionário Jay-Z. Entretanto, pouco mais de uma década depois de ele e outros investidores terem vendido os seus auscultadores Beats by Dre à Apple em 2014, a lenda do hip hop Dr. Dre finalmente junta-se ao grupo este ano, também com um património estimado em mil milhões de dólares. Depois, há o grande tenista Roger Federer, que se estreia na lista com uma fortuna estimada em 1,1 mil milhões de dólares, graças aos seus 20 títulos de Grand Slam e à sua participação na fabricante suíça de calçados On Running.
James Cameron, o cineasta por trás de sucessos como Titanic, Avatar e a série Exterminador do Futuro, é outra celebridade recém-chegada, com um património líquido estimado em 1,1 mil milhões de dólares. O canadense ganhou três Óscares e quatro Globos de Ouro numa carreira ilustre que o tornou o segundo diretor com maior bilheteria de todos os tempos (depois de Steven Spielberg).
Quase dois terços dos novos bilionários do mundo são autodidatas, o que significa que construíram as suas fortunas por conta própria, em vez de as herdarem. Isso inclui os três cofundadores de 22 anos da startup de recrutamento de IA Mercor: Brendan Foody, Adarsh Hiremath e Surya Midha, todos mais jovens do que Mark Zuckerberg quando se tornou bilionário aos 23 anos. Midha, o mais novo do trio por dois meses, é o bilionário mais jovem do mundo que fez fortuna por conta própria. Também é considerado um bilionário que fez fortuna por conta própria: Kimbal Musk, embora ele tenha, sem dúvida, sido ajudado pelo seu irmão Elon, e são as pequenas participações de Kimbal nas gigantescas empresas de Elon, Tesla e SpaceX, que são os principais componentes da sua fortuna estimada em 1,2 mil milhões de euros.
A mulher mais rica a entrar na lista este ano é Jennifer Gilbert (4,9 mil milhões de euros), cujo divórcio do fundador da Rocket Mortgage e proprietário do clube da NBA Cleveland Cavaliers, Dan Gilbert, foi anunciado em setembro. Ela é uma das 76 mulheres estreantes, das quais todas, exceto 12, herdaram a sua fortuna. A mulher mais rica que entrou na lista por mérito próprio: Zhou Xiaoping (3,3 mil milhões de dólares), da China, cofundou a Changzhou Xingyu Automotive Lighting Systems com o seu falecido pai em 1993.
Aos 20 anos, a mais jovem estreante – e a nova bilionária mais jovem do mundo – é Amelie Voigt Trejes (1,1 mil milhões de dólares), cujo avô Werner Ricardo Voigt (falecido em 2016) foi cofundador da empresa brasileira de equipamentos elétricos WEG. Ela é três semanas mais nova que o herdeiro farmacêutico alemão Johannes von Baumbach, que estreou na lista no ano passado. Os irmãos de Voigt Trejes, Felipe Voigt e Pedro Voigt, ambos com 22 anos, também são estreantes e têm um património estimado em 1,1 mil milhões de dólares cada um.
Texto original aqui. Artigo traduzido e editado por Rita Meireles.




