TOP of the WEEK: Forbes Maiores Líderes em Crescimento

🗞️ 7 notícias a não esquecer A Forbes Portugal realizou, no auditório do ISEG, em Lisboa, o seu evento de entrega de prémios Forbes Maiores Líderes em Crescimento, em que premeia as maiores empresas que se destacaram em seis categorias de avaliação. Conheça aqui quais foram as empresas distinguidas.   A The Navigator Company foi distinguida…
ebenhack/AP
Num momento em que competitividade, liderança e internacionalização dominam a agenda empresarial, a Forbes Portugal reuniu, no ISEG, empresas e decisores para distinguir os Maiores Líderes em Crescimento, numa cerimónia que cruzou dados, visão estratégica e debate sobre o futuro da economia portuguesa.
TOP of the WEEK

🗞️ 7 notícias a não esquecer

Conteúdo do artigo

A Forbes Portugal realizou, no auditório do ISEG, em Lisboa, o seu evento de entrega de prémios Forbes Maiores Líderes em Crescimento, em que premeia as maiores empresas que se destacaram em seis categorias de avaliação. Conheça aqui quais foram as empresas distinguidas.

 

Conteúdo do artigo

A The Navigator Company foi distinguida com o Prémio Forbes Maiores do Ano, no âmbito da iniciativa “Forbes Maiores Líderes do Crescimento”, uma distinção que, segundo a empresa, sublinha que “a competitividade de Portugal reforça-se com internacionalização e visão de longo prazo”.

Luís Ferreira, reitor da Universidade de Lisboa, destaca que “a Inteligência Artificial ajuda-nos a fazer conhecimento novo, mas não é a fonte do conhecimento novo. Isso é humano, e isso não pode ser transferido para a inteligência artificial”. Já José Veríssimo, vice-presidente do ISEG, salienta que “as empresas, têm de introduzir as exigências dos clientes naquilo que são os seus produtos, na forma como eles trabalham, na relação que têm ao nível da cadeia de distribuição. E, portanto, se tiver estas práticas sustentáveis, supostamente, vou conseguir as boas práticas que sustentam vendas. E a reputação faz-se assim”.

A internacionalização das empresas portuguesas passa menos por modelos replicáveis e mais por pessoas, parcerias e adaptação cultural. Essa foi a principal conclusão do painel sobre Investimento, Internacionalização e Marca, que reuniu Ricardo Costa, CEO do Grupo Bernardo da Costa, Raquel Seabra, administradora da Sogrape, e Nuno Leal, co-CEO do Doutor Finanças, no âmbito da cerimónia Forbes Maiores Líderes em Crescimento, realizada no ISEG, em Lisboa.

Ana Oliveira, CFO e Co-Founder da Fenix Capital Partners e Under 30 Forbes Portugal, Érica Pereira, Professional Talent Solutions Director da Randstad Portugal, e Pedro Lopes, Administrador Asseco, participaram num painel no evento de entrega dos prémios “Forbes Maiores Líderes em Crescimento” com o tema “Liderar Ontem, Hoje e Amanhã – confronto de gerações”. Numa altura em que as empresas lidam com as rápidas mudanças dos mercados, tecnologias ou na vida de cada um, é possível continuar a seguir modelos de liderança desenhados há vários anos ou existem coisas em que a mudança também aqui tem de estar presente? Saiba o que estes gestores disseram.

 

“As grandes empresas, embora em número reduzido – são cerca de 0,2% do total, têm uma presença determinante e um enorme impacto na economia portuguesa, gerando mais de 40% do volume de negócios total”, explica Nuno Marçal Moita, diretor de Território Portugal da Iberinform, que recolheu e analisou dados relativos a 1.200 grandes empresas para o estudo que serviu de base aos prémios Forbes Maiores Líderes em Crescimento.

 

Conteúdo do artigo

A União Europeia e a Índia concluíram, em Nova Deli, o maior acordo comercial alguma vez celebrado por qualquer das partes, criando uma zona de comércio livre que abrange cerca de dois mil milhões de pessoas e reforça a cooperação económica, política e estratégica num contexto de crescentes tensões geopolíticas globais.


🧐 A frase da semana

Conteúdo do artigo

Conceição Freitas, professora e investigadora do Departamento de Ciências da Terra e Energia, é a nova diretora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), tornando-se a primeira mulher no cargo em 115 anos de história. “É a oportunidade de mostrar que a liderança não tem género”, afirma Conceição Freitas.


✔️ O positivo

Artificial, Sword Health, acaba de adquirir a maior empresa de saúde digital, com o foco em cuidados músculo-esqueléticos e pulmonares, no mercado alemão. Tem, assim, as portas abertas para o maior sistema de saúde europeu.

❌ O negativo

Várias mortes marcaram a semana. O realizador português João Canijo morreu aos 68 anos. Com uma carreira premiada dentro e fora de Portugal, João Canijo é uma referência incontornável do cinema nacional. Também o músico e compositor António Chainho deixou-nos, ele que nos entregou um legado na afirmação da guitarra portuguesa dentro e fora de Portugal e uma carreira que atravessou mais de seis décadas. O país despediu-se ainda de Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e antigo recordista mundial dos 10.000 metros. Faleceu aos 74 anos.


📖 A LER

Conteúdo do artigo

A ministra do Ambiente disse no parlamento que o Governo vai lançar um novo programa de apoio à aquisição de equipamentos de mini-geração fotovoltaica para famílias. Leia para saber o que está em cima da mesa.

📻 A OUVIR

A organização do Hall da Fama dos Compositores anunciou a entrada de Taylor Swift na classe de 2026, no seu primeiro ano de elegibilidade, tornando a artista norte-americana, aos 36 anos, a mulher mais jovem alguma vez distinguida com esta honra.

🎥 A VER

Conteúdo do artigo

Série documental “Senna e Eu” é realizada pelo Museu do Caramulo e revisita histórias e testemunhos exclusivos na primeira pessoa de personalidades que lidaram com Ayrton Senna. A relação do piloto brasileiro com Portugal está em destaque.

🍲A SABOREAR

No Asia Wine Trophy 2025, o galardão Grande Ouro distinguiu como melhor tinto seco o Costa Boal Homenagem Tinto. Esta distinção reforça a afirmação dos vinhos do Douro em concursos internacionais, neste caso, um dos mais relevantes concursos do continente asiático, sob a orientação da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

Bom fim de semana!!

Mais Artigos