Elon Musk torna-se a primeira pessoa da história a atingir uma fortuna de 600 mil milhões de dólares

Elon Musk deu mais um passo gigante no caminho para se tornar o primeiro trilionário do mundo (na escala nacional, ultrapassar a fasquia dos biliões de dólares). No início deste mês, a SpaceX, empresa aeroespacial fundada por Musk, lançou uma oferta privada que avalia a companhia em 800 mil milhões de dólares (cerca de 681…
ebenhack/AP
Elon Musk acaba de ultrapassar um marco nunca antes alcançado, ao tornar-se a primeira pessoa da história com uma fortuna avaliada em pelo menos 600 mil milhões de dólares (cerca de 511 mil milhões de euros), impulsionada por uma nova avaliação da SpaceX que aproxima o empresário do estatuto de trilionário.
Listas

Elon Musk deu mais um passo gigante no caminho para se tornar o primeiro trilionário do mundo (na escala nacional, ultrapassar a fasquia dos biliões de dólares). No início deste mês, a SpaceX, empresa aeroespacial fundada por Musk, lançou uma oferta privada que avalia a companhia em 800 mil milhões de dólares (cerca de 681 mil milhões de euros), duplicando a avaliação de 400 mil milhões de dólares (cerca de 340 mil milhões de euros) registada em agosto, segundo dois investidores da empresa ouvidos pela Forbes.

Esta operação fez disparar a fortuna de Musk, que detém cerca de 42% da SpaceX, em 168 mil milhões de dólares (aproximadamente 143 mil milhões de euros), elevando o seu património líquido estimado para 677 mil milhões de dólares (cerca de 577 mil milhões de euros), às 12h de segunda-feira, hora da costa leste dos Estados Unidos. Com este valor, Musk torna-se oficialmente a primeira pessoa de sempre a ultrapassar a fasquia dos 600 mil milhões de dólares. Até hoje, ninguém tinha sequer atingido os 500 mil milhões.

A oferta privada surge numa altura em que a SpaceX aponta para uma entrada em bolsa em 2026, que poderá avaliar a empresa em cerca de 1,5 biliões de dólares (aproximadamente 1,28 biliões de euros), confirmou um dos investidores à Forbes. Tanto a oferta privada como os planos de IPO da SpaceX já tinham sido noticiados por vários meios de comunicação. Contactados pela Forbes, representantes de Elon Musk e da SpaceX não responderam aos pedidos de comentário.

Mesmo sem um IPO a essa avaliação, que tornaria Musk num trilionário, a participação estimada de 336 mil milhões de dólares (cerca de 286 mil milhões de euros) que o empresário detém na SpaceX é atualmente o seu ativo mais valioso, segundo cálculos da Forbes. Já a sua participação de 12% na Tesla está avaliada em 197 mil milhões de dólares (cerca de 168 mil milhões de euros), excluindo opções de ações atribuídas no âmbito do pacote de remuneração de desempenho de 2018, enquanto CEO, que foram anuladas por um juiz do estado de Delaware em janeiro de 2024.

Com este valor, Musk torna-se oficialmente a primeira pessoa de sempre a ultrapassar a fasquia dos 600 mil milhões de dólares. Até hoje, ninguém tinha sequer atingido os 500 mil milhões.

A Forbes aplica um desconto de 50% ao valor dessas opções, estimando-as em 69 mil milhões de dólares (cerca de 59 mil milhões de euros), enquanto decorre o recurso apresentado por Musk ao Supremo Tribunal de Delaware. Caso perca esse recurso, a Tesla poderá ainda assim oferecer-lhe uma via alternativa para alcançar o estatuto de trilionário.

Isto porque, em novembro, os acionistas da Tesla aprovaram um pacote salarial recorde que poderá atribuir a Musk até 1 bilião de dólares (cerca de 851 mil milhões de euros) adicionais em ações, antes de impostos e dos custos associados ao desbloqueio das ações condicionadas, caso a empresa atinja metas de desempenho extremas, conhecidas como “Mars shot”. Entre essas metas está o crescimento da capitalização bolsista da Tesla em mais de oito vezes ao longo da próxima década.

A este portefólio junta-se ainda a xAI Holdings, empresa de Inteligência Artificial de Musk, que estará em negociações para captar novo financiamento com uma avaliação de 230 mil milhões de dólares (cerca de 196 mil milhões de euros). Este valor representa mais do dobro da avaliação de 113 mil milhões de dólares (aproximadamente 96 mil milhões de euros) que Musk indicou quando formou a empresa, em março, através da fusão da startup de IA xAI com a sua empresa de redes sociais X, anteriormente conhecida como Twitter. A Forbes estima que Musk detenha 53% da xAI Holdings, participação avaliada em 60 mil milhões de dólares (cerca de 51 mil milhões de euros).

Ultrapassar a marca dos 600 mil milhões de dólares é apenas o mais recente de uma série de marcos alcançados por Musk ao longo da última meia década. Em março de 2020, a sua fortuna era avaliada em 24,6 mil milhões de dólares (cerca de 21 mil milhões de euros). A valorização das ações da Tesla levou-o a tornar-se, em agosto desse ano, a quinta pessoa da história a ultrapassar os 100 mil milhões de dólares (cerca de 85 mil milhões de euros).

Recordes sucessivos

Em janeiro de 2021, Musk tornou-se pela primeira vez a pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna próxima dos 190 mil milhões de dólares (cerca de 162 mil milhões de euros). Em setembro de 2021, tornou-se a terceira pessoa de sempre a ultrapassar os 200 mil milhões de dólares (aproximadamente 170 mil milhões de euros), depois de Jeff Bezos, da Amazon, e de Bernard Arnault, do grupo de luxo LVMH. Seguiram-se os marcos dos 300 mil milhões de dólares (cerca de 255 mil milhões de euros) em novembro de 2021, dos 400 mil milhões de dólares (cerca de 340 mil milhões de euros) em dezembro de 2024 e dos 500 mil milhões de dólares (aproximadamente 426 mil milhões de euros) em outubro.

Larry Ellison, fundador da Oracle, é a única outra pessoa que já alcançou os patamares dos 300 mil milhões e dos 400 mil milhões de dólares. Contudo, neste momento, Musk está mais próximo de se tornar trilionário do que de perder o título de pessoa mais rica do mundo. O empresário tem uma vantagem de 425 mil milhões de dólares (cerca de 362 mil milhões de euros) sobre o atual número dois do ranking, Larry Page, cofundador da Google, cuja fortuna é estimada em 252 mil milhões de dólares (aproximadamente 214 mil milhões de euros).

E com Musk a apenas 23 mil milhões de dólares (cerca de 20 mil milhões de euros) de atingir a marca dos 700 mil milhões, o próximo grande marco poderá não demorar a chegar.

Matt Durot/Forbes Internacional

Mais Artigos