Primeira mão: Autoeuropa passa a ser liderada por uma mulher pela primeira vez

A Volkswagen Autoeuropa prepara-se para ter, pela primeira vez, uma mulher na liderança. Anabel Andión Lomero, até agora diretora do Centro de Pré-Série da Seat & Cupra em Espanha, está nomeada para assumir o cargo de diretora executiva e diretora da fábrica da Volkswagen Autoeuropa em Portugal, com efeitos a partir de 1 de março…
ebenhack/AP
A partir de 1 de março a VW Autoeuropa passa a ser liderada por Anabel Andión Lomero, a primeira mulher a assumir o cargo de diretora executiva e diretora da fábrica de Palmela. Thomas Hegel Gunther transita para Wolfsburg como diretor de Planeamento e Tecnologia de Produção da marca Volkswagen Passenger Cars.
Líderes Negócios

A Volkswagen Autoeuropa prepara-se para ter, pela primeira vez, uma mulher na liderança. Anabel Andión Lomero, até agora diretora do Centro de Pré-Série da Seat & Cupra em Espanha, está nomeada para assumir o cargo de diretora executiva e diretora da fábrica da Volkswagen Autoeuropa em Portugal, com efeitos a partir de 1 de março de 2026.

De acordo com o comunicado na página de Internet do grupo Volkswagen, esta mudança resulta da reorientação estratégica que a fabricante alemã está a implementar no Brand Group Core do grupo Volkswagen – a unidade organizacional que inclui as marcas de grande volume Volkswagen, Skoda, Seat & Cupra e Volkswagen Veículos Comerciais – no que refere à produção e para estabelecer uma rede de produção regional de alto desempenho.

No mesmo documento, a VW detalha que “esta nova equipa incluirá também Anabel Andión Lomero como futura diretora executiva da Volkswagen Autoeuropa. Ela desempenhou um papel fundamental na criação do Vorseriencenter (VSC) na Seat & Cupra, que é o ponto de partida para o início da produção da Família de Carros Urbanos Elétricos. No futuro, ela contribuirá com a sua experiência especializada do VSC e de projetos de cooperação anteriores para a fábrica de Palmela”.

No âmbito desta reorganização, o atual diretor-geral e diretor da fábrica da Volkswagen Autoeuropa, Thomas Hegel Gunther, vai suceder “a André Kleb como novo diretor de Planeamento e Tecnologia de Produção da marca Volkswagen Passenger Cars em Wolfsburg”.

No mesmo comunicado, que cita o membro do Conselho de Administração da Volkswagen AG, CEO da marca Volkswagen Passenger Cars e diretor do Brand Group Core, Thomas Schäfer, pode ler-se que com a “nova estrutura de cinco regiões de produção, estamos a posicionar-nos de forma mais eficiente e flexível, lançando as bases para a próxima geração de produção”. Thomas Schäfer explica que “a reorganização do nosso modelo de gestão na Península Ibérica é apenas o começo, com o nosso novo modelo de gestão intermarcas, pretendemos alavancar ainda mais os efeitos de sinergia e os benefícios regionais em termos de custos, reforçando a força do Brand Group Core”.

O grupo com sede em Wolfsburg salienta ainda que “como primeiro passo, André Kleb, até à data Diretor de Planeamento e Tecnologia de Produção da marca Volkswagen, assumirá a responsabilidade pela gestão regional da produção e logística como Diretor de Produção para a Península Ibérica, com efeito a partir de 1 de janeiro de 2026”. A Volkswagen detalha que “no espírito da responsabilidade global entre marcas, esta função recém-criada reportará a Christian Vollmer, membro do Conselho de Administração para Produção e Logística da marca Volkswagen e membro do Conselho Executivo Alargado do Grupo, e também a Markus Haupt, CEO da Seat & Cupra”.

No mesmo documento, a VW detalha que “esta nova equipa incluirá também Anabel Andión Lomero como futura Diretora Executiva da Volkswagen Autoeuropa. Ela desempenhou um papel fundamental na criação do Vorseriencenter (VSC) na Seat & Cupra, que é o ponto de partida para o início da produção da Família de Carros Urbanos Elétricos. No futuro, ela contribuirá com a sua experiência especializada do VSC e de projetos de cooperação anteriores para a fábrica de Palmela”.

A Volkswagen realça que “sob a gestão de Thomas Hegel Gunther, a fábrica de Palmela foi transformada numa das unidades de produção mais eficientes da marca Volkswagen nos últimos anos”. Citado no comunicado, o membro do Conselho de Administração para Produção e Logística da marca Volkswagen e membro do Conselho Executivo Alargado do grupo, Christian Vollmer salienta que “Depois do início bem-sucedido da produção do novo T-Roc, agora é o momento certo para beneficiar da experiência de Thomas Hegel Gunther para a introdução de estruturas de produção eficientes. Ele desempenhará, portanto, um papel fundamental como novo Diretor de Planeamento e Tecnologia de Produção”.

O grupo alemão explica ainda que o novo modelo de gestão BGC Future Production Governance, com 22 locais, caracteriza-se por processos eficientes nas fábricas, apoiados por funções centrais de alto desempenho. “Dentro deste sistema, as regiões tornar-se-ão mais independentes, mais eficientes e mais flexíveis”, refere a VW.

E acrescenta que o objetivo “é garantir uma melhoria sustentada a longo prazo na competitividade da produção automóvel da BGC, com uma orientação intermarcas e responsabilidade regional para enfrentar os desafios futuros. A área de negócios de produção e logística estabelecerá novos padrões dentro do grupo Volkswagen e da indústria”.

Mais Artigos