TOP of the WEEK: IA em alta, marcas portuguesas a escalar e novas tendências a ganhar terreno

🗞️ 7 notícias a não esquecer Portugal está a tornar-se um laboratório vivo para a nova geração de tecnologias de saúde suportadas por Inteligência Artificial (IA). Desde a análise de dados clínicos à previsão de riscos em cuidados intensivos, passando por plataformas digitais que permitem monitorizar doentes à distância, o país tem vindo a produzir soluções…
ebenhack/AP
A semana ficou marcada pelos avanços da Inteligência Artificial na saúde, pelo prémio internacional da Usawa Care e pelo impulso de marcas portuguesas como Danone Portugal, Alameda Turquesa e Favorite People, enquanto a ElevenLabs e o consumo mundial de vinho completaram o retrato das tendências em movimento.
TOP of the WEEK

🗞️ 7 notícias a não esquecer

Conteúdo do artigo

Portugal está a tornar-se um laboratório vivo para a nova geração de tecnologias de saúde suportadas por Inteligência Artificial (IA). Desde a análise de dados clínicos à previsão de riscos em cuidados intensivos, passando por plataformas digitais que permitem monitorizar doentes à distância, o país tem vindo a produzir soluções que começam a ganhar tração internacional. À boleia da iniciativa Hospital Innovation Challenge, destacamos três projetos, Opvance, Bloom e Vitruvian Shield.

 

A Usawa Care, plataforma nacional que utiliza IA para ligar pais a pediatras em apenas 15 minutos, ganhou o prémio internacional de empreendedorismo Global eAwards 2025, promovido pela NTT Data Foundation. Já este ano tinha ganho 120 mil euros no Lisboa Innovation For All.

 

Conteúdo do artigo

O desempenho da Danone em Portugal está a um ritmo de crescimento acelerado. Quem o diz é a nova diretora-geral da filial portuguesa da Danone, Marina Fernie. A gestora realça a importância estratégica do país para a casa-mãe por este assumir o papel de laboratório de desenvolvimento de novos produtos.

 

Conteúdo do artigo

A Alameda Turquesa está oficialmente no centro das atenções internacionais e não é por acaso. A marca portuguesa de acessórios artesanais está a viver um momento histórico, depois de ser vista (de novo!) nos pés de Gigi Hadid, nas ruas de Nova Iorque, conquistando destaque em dezenas de meios internacionais.

 

Conteúdo do artigo

Em 2022, ano em que a Favorite People foi fundada, esta marca de roupa portuguesa, que se tornou conhecida pelas jardineiras coloridas, faturou 42 mil euros. No ano seguinte, o crescimento foi tal que a faturação se fixou nos 534 mil euros. Em 2024 a tendência continuou e a marca ultrapassou a marca do milhão em faturação. Rita e Madalena Rugeroni, as irmãs que fundaram o projeto, explicam o projeto e o que virá aí.

 

 

Conteúdo do artigo

As vozes sintetizadas da ElevenLabs, da Polónia, são tão convincentes que poderiam enganar qualquer pessoa. Essa capacidade é, ao mesmo tempo, uma bênção, já que os seus fundadores — antigos elementos da lista 30 Under 30 — são agora bilionários, e uma maldição para uma empresa que tem apenas quatro anos. Temos a reportagem.

 

Portugal é o décimo produtor de vinho do mundo, mas é também um dos maiores consumidores. Portugal detém uma quota de 2,6% do consumo mundial de vinho, ocupando a nona posição do ranking, segundos os dados da OIV. Conheça a lista dos 12 maiores consumidores de vinho do mundo.


🧐 A frase da semana

Conteúdo do artigo

Autora de livros como “O Medo”, “O Prazer” e “Mulheres Más”, María Hesse mistura a escrita e a ilustração para contar histórias. A Forbes falou com a autora espanhola durante uma visita a Portugal. María Hesse refere que “eu não faço um livro para que as pessoas aprendam, mas sim para que as pessoas sintam”.


✔️ O positivo

Os Cinemas NOS desenvolveram com a Valor T um programa de recrutamento inclusivo, que já permitiu integrar colaboradores com diferentes tipos de deficiência em três complexos do grupo, numa iniciativa que a empresa pretende alargar a mais salas em 2026.

❌ O negativo

Jerry Silva, advogado que participou no Fórum “Saúde e Integridade no Alto Rendimento”, sobre ética, bem-estar e proteção física e mental dos atletas, organizado pela TrueClinic, denuncia a “mercantilização do desporto” que tornou os desportistas profissionais envolvidos numa “notória escravatura”. Vale a pena refletir sobre este alerta.


📖 A LER

Conteúdo do artigo

Num momento em que a extrema-direita cresce em vários países europeus, o jornalista e diretor-adjunto do Expresso, David Dinis, lança “Como Proteger a Democracia”, pela Ideias de Ler. À Forbes, David Dinis explica como o avanço populista pode redesenhar a economia e que papel cabe a cidadãos e empresas na defesa das instituições democráticas.

📻 A OUVIR

Ana Varela é atriz e ativista ambiental. O seu mais recente projeto, o livro “Pequenos Passos para Uma Vida mais Sustentável”, vem consciencializar os leitores para a segunda vertente. A Forbes conversou com Ana sobre este livro, o estado do planeta e o que todos podemos fazer para melhorar a situação. Vale a pena ouvir as suas palavras.

🎥 A VER

Conteúdo do artigo

Com a chegada do inverno, e das comemorações de final de ano, uma viagem à neve começa a fazer mais sentido do que em qualquer outro momento. Mas esta não tem de ser igual a todas as outras. Conheça Bregaglia, um novo destino para este inverno.

🍲A SABOREAR

“Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede” arranca já esta sexta-feira em Portalegre. Trata-se da 4ª edição que decorre na Igreja do Convento de São Francisco, juntando mais de uma centena de vinhos em prova, chefs convidados e 20 produtores.

Bom fim de semana!!

Mais Artigos