A UMass Boston, universidade localizada no estado norte-americano de Massachusetts, recebe na sexta-feira a 14.ª Conferência de Literatura em Língua Portuguesa, que contará com a presença de escritores de Portugal, Brasil e Cabo Verde.
Num comunicado enviado à Lusa, o Consulado-Geral de Portugal em Boston indicou que Valério Romão estará em representação do lado português, Catarina Lins representará o Brasil neste evento anual e Cabo Verde contará com a autora Rosilda Alves.
“A conferência, com tradição consolidada em Boston, reúne anualmente escritores convidados de Portugal, Brasil e Cabo Verde, juntando três comunidades lusófonas com importante presença nesta região dos Estados Unidos”, disse à Lusa o cônsul-geral de Portugal em Boston, Tiago Araújo.
Trata-se de uma celebração de uma língua partilhada, numa organização da Coordenação do Ensino Português nos Estados Unidos e do Centro de Língua Portuguesa Camões na UMass Boston, no âmbito do plano de atividades culturais do Consulado-Geral de Portugal em Boston, em parceria com os Consulados-Gerais do Brasil e de Cabo Verde na mesma cidade de Massachusetts.
Todos os anos, os organizadores da conferência escolhem um tema diferente e convidam escritores a partilhar os seus testemunhos sobre o assunto.
Na edição deste ano, a proposta recai sobre “Narrativas de Loucura e Saúde Mental na Literatura Lusófona”.
Durante a conferência será prestada uma homenagem a Carlos Almeida, diretor do LusoCentro do Bristol Community College.
O evento terá ainda um momento musical, com a atuação de Gabriel Américo, do Berklee College of Music.
Lusa





