Marcelo Rebelo de Sousa recebe prémio “José Aparecido de Oliveira” e doa a Moçambique

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu das mãos do Presidente em exercício da CPLP, João Manuel Gonçalves Lourenço, a 5.ª edição do prémio “José Aparecido de Oliveira”. Na ocasião, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu aos júris constituídos pelos Representantes Permanentes dos Estados-membros junto da CPLP e afirmou que este prémio representa…
ebenhack/AP
Marcelo Rebelo de Sousa recebeu o prémio de 30 mil euros e destinou o valor à Caritas de Moçambique para que possa distribuír os valores pelas organizações não governamentais de Cabo Delgado.
Forbes Life

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu das mãos do Presidente em exercício da CPLP, João Manuel Gonçalves Lourenço, a 5.ª edição do prémio “José Aparecido de Oliveira”.

Na ocasião, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu aos júris constituídos pelos Representantes Permanentes dos Estados-membros junto da CPLP e afirmou que este prémio representa uma grande responsabilidade na continuidade da valorização da língua portuguesa e promoção dos princípios e objetivos dos países da CPLP.

Marcelo Rebelo de Sousa doou o prémio “José Aparecido de Oliveira”, avaliado em 30 mil euros, à Caritas de Moçambique para que a mesma distribua os valores pelas organizações não governamentais de Cabo Delgado que, segundo o Presidente, “têm feito muito e em condições difíceis pela verdadeira e duradoura paz social com a indubitável devoção por todos que em nossas pátrias soberanas constroem a liberdade, a fraternidade e a justiça”, disse.

O Presidente da República destacou ainda que “a responsabilidade dos países membros da CPLP enquadrados nos seus objetivos deve contribuir ativamente para o desenvolvimento e reforço da cooperação, interajuda, amizade e cultura, tanto através da língua portuguesa, em áreas como investigação, ensino, ciência, saúde, agricultura, segurança, defesa de um Estado de direito e de justiça, o desporto, o desenvolvimento sustentável, a transição digital, tudo  ao serviço das pessoas a começar pelas crianças e pelos jovens”.

Instituído em 2011 e de cariz bienal, o prémio “José Aparecido de Oliveira” promove a atribuição de um diploma de mérito e de uma prestação pecuniária, pretendendo reconhecer e homenagear personalidades e instituições que se distingam na defesa, valorização e promoção dos princípios, valores e objetivos da CPLP, bem como na realização de estudos e trabalhos de investigação que se inscrevam neste âmbito.

Recorde-se que os candidatos ao prémio “José Aparecido de Oliveira” são propostos pelos Estados-Membros, pelos Observadores Associados e Observadores Consultivos da CPLP.

Mais Artigos