🗞️ 7 notícias a não esquecer
▶ É em Óbidos que está a nascer a maior piscina de ondas da Zona Euro com tecnologia de última geração da Wavegarden, que permite uma melhor experiência de surf. As obras já tiveram início em julho deste ano e a inauguração vai acontecer em 2026. Vai criar 50 postos de trabalho e faturar 10 milhões em velocidade de cruzeiro. Nós fomos ao local conhecer o projeto.
▶ O BCSD Portugal lançou um autodiagnóstico que permite às organizações avaliar o grau de maturidade em práticas de Diversidade, Equidade e Inclusão. Dezoito empresas já experimentaram a ferramenta, que promete inspirar planos de ação e medir progressos ao longo do tempo.
▶ Dois em cada três colaboradores já sofreram discriminação ao longo da carreira. Em Portugal, a aparência física lidera como principal fator discriminatório, com 75% dos profissionais a reportarem essa realidade – o valor mais elevado entre os dez países analisados.
▶ Contratar trabalhadores estrangeiros ficou mais caro para as empresas de tecnologia americanas. Mas isso abriu novas oportunidades de recrutamento para startups de IA fora dos EUA, designadamente europeias.
▶ Continuamos a desvendar as mulheres portuguesas mais poderosas. Esta semana, demos-lhe a conhecer Daniela Braga, especialista na área da Inteligência Artificial (31º), Benedita Miranda, General Manager da Foundever EMEA (32º), Elvira Fortunato, investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (33º), Paula Pereira da Silva, country manager da Galp no Brasil (34º), Sílvia Barata, Head of Country Portugal & Iberia Retail Operations Manager da BP (35º) e Ana Paula Marques, membro do conselho de administração executivo da EDP (36º).
▶ Um estudo revela que a maioria dos portugueses não investe, seja por falta de poupanças (37%) ou por opção de manter o dinheiro parado (27%). Entre os que aplicam capital, predominam produtos tradicionais como depósitos a prazo, PPR e certificados, num retrato marcado pelo conservadorismo e pela aversão ao risco.
▶ A Expofranchise 2025 regressa a Lisboa nos dias 17 e 18 de outubro, no Pátio da Galé, na Praça do Comércio, para dois dias de networking, palestras e workshops dedicados a empreendedores e investidores.
🧐 A frase da semana
“O turismo tem sido, nos últimos anos, o grande motor da nossa economia e é isso que queremos que continue a ser”, disse Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) que realça que “se tivéssemos alta velocidade entre Madrid e Porto libertaríamos mais de 40 voos da Portela”.
✔️ O positivo
Marina de Vilamoura recebeu dois prémios nos Yacht Harbour Association Marina Awards 2025, sendo considerada “Superyacht Marina of the Year” (“Marina de Superiates do Ano”) e “Sustainable Marina of the Year” (“Marina sustentável do Ano”).
❌ O negativo
A britânica Jane Goodall, pioneira no estudo dos chimpanzés e referência mundial na conservação da vida selvagem, morreu aos 91 anos. A investigadora, que dedicou mais de seis décadas à observação e defesa destes primatas em África, cumpriu a promessa que fez em criança: viver entre os animais que marcaram a sua vida até ao fim.
📖 A LER
Muitos viajantes escolhem as cidades para as férias com base na oferta artística e cultural. Com obras clássicas e contemporâneas em instituições de prestígio internacional, além de achados em galerias menos visitadas, listamos as dez cidades que concentram uma intensa atividade artística.
📻 A OUVIR
Bad Bunny tem criticado frequentemente a administração de Trump pelas suas políticas de imigração e, na sua última tour, não passou pelos Estados Unidos por receio de rusgas de imigração ao seu público. Bad Bunny será a atração principal do Apple Music Super Bowl LX Halftime Show em fevereiro de 2026. Será o primeiro artista latino a ser a atração principal do Super Bowl.
🎥 A VER
A Forbes Portugal promoveu a primeira edição do Forbes Executive Golf Cup 2025, um torneio exclusivo que reuniu líderes empresariais e executivos no Belas Clube de Campo. Reviva os melhores momentos através da nossa galeria de imagens.
🍲 A SABOREAR
A espanhola Sabor a España inaugurou a sua primeira loja em Lisboa e a segunda em Portugal, após Évora, num investimento de cerca de 350 mil euros. Especializada em produtos tradicionais da gastronomia espanhola, a marca quer abrir mais espaços no país.
Bom fim de semana!!