🗞️ 7 notícias a não esquecer
A segunda edição do Forbes Healthcare Summit decorreu na passada terça-feira em Lisboa, na sede da Associação Nacional das Farmácias. Foram vários painéis, oradores e temas abordados com a preocupação de trazerem ideias e propostas que possam ser aplicadas na melhoria da prestação dos cuidados de saúde do país e das pessoas. Purificação Tavares, médica geneticista fundadora do CGC Gentics/Unilabs, referiu num painel dedicado à longevidade que a prevenção é a melhor solução para viver mais anos com qualidade de vida e deixou a reflexão: “Se acham que a prevenção é cara, experimentem a doença. É isto que costumo dizer aos administradores hospitalares”.
Ana Gonçalves, CEO da Academia de Negócios da Saúde, foi uma das convidadas da Healthcare Summit, da Forbes Portugal, para a realização de um pitch. “O seu negócio não é o que faz, é quem escolhe para fazer consigo” foi o tema que escolheu apresentar. E alertou: “Vamos ter falta de profissionais de saúde, de que forma podemos estar preparados para esta crise?”. Para que se chegue à equipa certa, Ana traçou um plano com sete passos que partilhou com a audiência da Healthcare Summit.
No painel “Saúde com sentido: equidade, inovação, reconstrução”, do Forbes Healthcare Summit 2025, Ema Paulino (Associação Nacional de Farmácias), Marta Andrade (Grupo ADA) e Luíza Teixeira de Freitas (Operação Nariz Vermelho) destacaram o contributo essencial de farmácias, indústria e ONG para o SNS. No caso das farmácias, Ema Paulino sublinhou que “existe um potencial não aproveitado das farmácias comunitárias para o acompanhamento das pessoas”.
A inteligência artificial foi um dos temas que marcou a segunda edição da Healthcare Summit, organizada pela Forbes Portugal. Joana Feijó, diretora de desenvolvimento de negócio do Health Cluster Portugal, e Pedro Brito da Cruz, diretora da unidade de consultoria da IQVIA Portugal, foram os oradores. A conversa arrancou com a discussão sobre se, com a IA, vai o erro médico ser anulado?
O evento Forbes Healthcare Summit 2025 incluiu uma descontraída sessão de mental coach, com a psicóloga Joana Gentil Martins a deixar estratégias para “termos coragem de sermos nós próprios, num mundo que nos quer encaixar em pequenas caixinhas”.
Momento alto da iniciativa Forbes Health Summit foi a homenagem que a Forbes Portugal fez ao conceituado médico António Gentil Martins, 95 anos, presenteando-o com uma moldura com uma capa Forbes com a sua fotografia.
A 2ª edição da conferência “Forbes Healthcare Summit” foi um momento importante de troca de experiências e networking entre diferentes intervenientes do setor da saúde. Veja os principais momentos, percorrendo a galeria para ver as fotos do evento de 2025.
🧐 A frase da semana
Da pequena cidade mineira ao império da beleza global, a empresária brasileira Camila Coelho partilhou à Forbes Portugal como construiu marcas de sucesso, como fez da autenticidade o seu maior poder e recordou como rompeu estigmas ao revelar a epilepsia com que foi diagnosticada: “Guardei isso durante muito tempo. Tomar a decisão de revelar foi assustador, porque ainda existe preconceito. Mas percebi que tinha de dar visibilidade e mostrar que a epilepsia não me define.”
✔️ O positivo
Isaac Nader, 26 anos, conquistou a medalha de ouro nos 1.500 metros em Tóquio2025, a 24.ª medalha de Portugal em Campeonatos do Mundo de atletismo, a primeira na presente edição. Em grande esteve também a seleção portuguesa feminina de futebol de praia que conquistou a Liga Europeia de 2025, ao vencer a Espanha por 4-2, no jogo decisivo da Superfinal, que se disputou em Viareggio, na Itália.
❌ O negativo
Esta semana, o mundo da sétima arte ficou mais pobre, com a morte do ator e realizador norte-americano Robert Redford. Tinha 89 anos.
📖 A LER
A Bertrand desvendou as suas novidades para a rentrée literária, entre as quais sobressai “Huris”, obra proibida na Argélia e cujo autor, Kamel Daoud, tem sobre si uma sentença de morte imposta pelos fundamentalistas islâmicos.
📻 A OUVIR
A pianista Maria João Pires venceu a edição de 2025 do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural. De acordo com a decisão do júri, presidido por Maria Calado, presidente do Centro Nacional de Cultura (CNC), “Maria João Pires é uma das pianistas mais poéticas e influentes da Europa. Além de ser uma extraordinária intérprete, é uma educadora visionária, uma pensadora cultural e uma revolucionária silenciosa no domínio do património musical”.
🎥 A VER
Fundada em 2022, a Favorite People surgiu quando as irmãs Rugeroni encontraram uma lacuna no mercado: não conseguiam encontrar à venda as jardineiras que tanto usaram enquanto crianças. Esta semana foi desvendada a coleção Folclore que fomos conhecer para lhe mostrar.
🍲 A SABOREAR
A Herdade do Rocim fez uma parceria com o sommelier luso-francês Thomas Domingues, 29 anos, um dos mais promissores da sua geração, para fazer nascer um branco, de edição limitada a 650 garrafas.
Bom fim de semana!!