Isabel Furtado, a gestora que tem o Norte no coração

Isabel Furtado é, aos 63 anos de idade, uma das gestoras mais conceituadas em Portugal. Ligada ao negócio da família, a TMG Automotiva, que lidera desde 2008, tem sido o rosto de várias causas em Portugal, passando pela presidência de associações como a Cotec e de projetos inovadores como o do CEIIA. Foi precisamente como…
ebenhack/AP
Isabel Furtado, CEO da TMG Automotive, é uma das portuguesas mais poderosas nos negócios do Norte. Na edição de 2025 da revista Forbes Portugal foi colocada na 19ª posição do ranking das mulheres Mais Poderosas nos Negócios.
Forbes Women Listas

Isabel Furtado é, aos 63 anos de idade, uma das gestoras mais conceituadas em Portugal. Ligada ao negócio da família, a TMG Automotiva, que lidera desde 2008, tem sido o rosto de várias causas em Portugal, passando pela presidência de associações como a Cotec e de projetos inovadores como o do CEIIA. Foi precisamente como chairman desta relevante instituição ligada à inovação, que protagonizou uma das capas da Forbes Portugal, no início deste ano, numa edição dedicada à região Norte. Agora a revista coloca-a novamente na sua lista das mulheres Mais Poderosas dos Negócios em Portugal, situando-se na 19ª posição num ranking liderado há três edições por Paula Amorim.

Com um total de 76 pontos, Isabel Furtado, CEO da TMG Automotive, está na 19ª posição do ranking de 2025 das Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal.

Isabel Furtado fez o ensino básico em Toronto, no Canadá, o secundário em Inglaterra e licenciou-se em Economia pela Universidade de Manchester, neste último país. Casada, com três filhos, ingressou nem 2000 no seio do grupo TMG, fundado pelo avô. Entrou como responsável pela área da Qualidade e assumiu, em 2008, a função de CEO da TMG Automotive, a área do grupo dedicada ao setor automóvel e aos têxteis mais inovadores. Esta é, atualmente, a área mais forte do grupo têxtil, que emprega, no seu conjunto mais de 1.400 pessoas, das quais, cerca de metade, só na área automóvel. A TMG Automotive fabrica material têxtil e outros revestimentos para o interior de automóveis de mais de 20 marcas, entre elas a Toyota, a BMW, a Mercedes e a Porsche, exportando a totalidade da sua produção.

Na vida pública, Isabel Furtado foi ainda vice-presidente da Associação Têxtil Portuguesa, e presidente da Assembleia Geral da Associação de Empresas Familiares. Recebeu recentemente o Prémio Dona Antónia, de Consagração da Carreira e o grau de Comendador da Ordem de Mérito Industrial. A família está também presente no ranking dos mais ricos da Forbes Portugal, com um património avaliado, no ano passado, em 398 milhões de euros.

Metodologia do ranking as 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios

 O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas das quais são retirados mais os nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras. A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final. No caso de empate, foram atribuídos meios pontos, ou subindo ou descendo em comparação com as pares.

A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final.

A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20: Fortuna, pessoal ou familiar; Poder de Decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista -; Poder de Influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, seja em programas de responsabilidade social e cívica em que se envolve, seja associações em que participa, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais (sobretudo Linkedin); Dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação;  e, por fim, pelo seu Empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área, ou se envolveu na criação de empresas.

Mais Artigos