Manuela Medeiros é uma das empresárias portuguesas mais conceituadas em Portugal e até fora de fronteiras. Mas é, também, uma das mais enigmáticas, já que pouco se sabe sobre a sua participação na vida pública. Fundadora da rede de lojas de acessórios de moda, Parfois, a empresária do Norte é dona de uma fortuna de cerca de 435 milhões de euros, segundo a última avaliação da Forbes Portugal.
A revista inclui a empresária mais uma vez na sua lista anual das mulheres portuguesas Mais Poderosas nos Negócios, ranking que realiza pelo terceiro ano consecutivo. Com um total de 81 pontos (ver metodologia em baixo), a empresa está colocada na 12º posição da lista de 2025.
A discreta empresária Manuela Medeiros está presente, pelo terceiro ano consecutivo nos primeiros lugares da lista das mulheres mais Poderosas nos Negócios da revista Forbes Portugal, avaliada com 81 pontos.
A génese da marca Parfois está numa loja que a empresária abriu no Porto em 1994, tinha então 42 anos, na Rua de Santa Catarina. Foi pioneira, na altura, na fundação de uma marca de acessórios de moda moderna e acessível ao bolso das portuguesas. Hoje já está internacionalizada e detém uma rede de mais de mil lojas – sobretudo em modelo de franchising – em cerca de 70 países. É das mulheres mais empreendedoras de Portugal.
Metodologia do ranking as 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios
O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas das quais são retirados mais os nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras. A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final. No caso de empate, foram atribuídos meios pontos, ou subindo ou descendo em comparação com as pares.
A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final.
A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20: Fortuna, pessoal ou familiar; Poder de Decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista -; Poder de Influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, seja em programas de responsabilidade social e cívica em que se envolve, seja associações em que participa, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais (sobretudo Linkedin); Dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação; e, por fim, pelo seu Empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área, ou se envolveu na criação de empresas.