É possível reverter as principais doenças que roubam anos de vida? Especialista defende que sim

E se a depressão, a ansiedade, a diabetes tipo 2, a demência, o cancro e muitos outros problemas de saúde tiverem a mesma causa? A especialista Casey Means entende que existe uma causa em comum, tendo escrito uma obra, “Boa Energia”, trazida agora para Portugal pela "Ideias de ler", na qual explica esse mecanismo e…
ebenhack/AP
E se a origem de problemas como depressão, ansiedade, diabetes tipo 2, demência e até cancro for a mesma? Livro que chega agora a Portugal defende uma surpreendente ligação entre saúde e metabolismo.
Forbes Life

E se a depressão, a ansiedade, a diabetes tipo 2, a demência, o cancro e muitos outros problemas de saúde tiverem a mesma causa? A especialista Casey Means entende que existe uma causa em comum, tendo escrito uma obra, “Boa Energia”, trazida agora para Portugal pela “Ideias de ler”, na qual explica esse mecanismo e aponta para as formas das pessoas poderem melhorar a sua energia, otimizarem a saúde metabólica e prevenirem doenças ao adotar pequenas mudanças no dia a dia. “Pequenas ações podem levar a uma transformação significativa no bem-estar físico e mental, independentemente da idade”, é a tese defendida.

Boa energia

Prevenir e, em muitos casos, reverter as principais doenças que roubam anos de vida depende de cada um e é mais simples do que se pensa, reforça a autora. O segredo – de acordo com Casey Means, médica – está na função metabólica e no tipo de energia que geramos no nosso organismo.

Em “Boa Energia”, que ganhou tradução agora para português, Casey Means (que escreveu o livro com o seu irmão, Calley Means) aborda o que é preciso para cada pessoa monitorizar (ela própria) e melhorar a sua saúde metabólica, explorando a ciência por detrás de biomarcadores, exercícios, sono e alimentação – “ferramentas simples que qualquer pessoa pode utilizar para monitorizar e melhorar a sua saúde”.

Boa Energia é uma espécie de apelo à ação, defendendo que a prevenção de doenças graves está ao alcance de todos.

O propósito da obra, de 448 páginas (PVP de 19,99€), “é desvendar um caminho para uma vida com mais vitalidade e longevidade, quebrando mitos e oferecendo soluções acessíveis para melhorar a saúde de forma sustentável”.

Quem são os autores

Casey Means é cofundadora da empresa de tecnologia de saúde Levels que se licenciou na Universidade de Stanford e mais tarde fez parte do corpo docente da instituição. Especializou-se em Cirurgia da Cabeça e do Pescoço, na Oregon Health and Science University, e mais tarde acabou por deixar a medicina tradicional “para enfrentar a causa por detrás das principais doenças nos Estados Unidos”. Por seu lado, Calley Means é irmão de Casey, cofundador da TrueMed e defensor da necessidade de mudar os incentivos das políticas de saúde. É licenciado por Stanford e pela Harvard Business School.

Mais Artigos