Artistas criticam os criadores de IA por usarem música sem autorização em carta assinada por Kacey Musgraves, Billie Eilish e outros

Centenas de artistas, incluindo os lendários músicos Stevie Wonder, Elvis Costello e as propriedades de Bob Marley e Frank Sinatra, assinaram esta semana uma carta aberta da Artist Rights Alliance, apelando aos criadores de tecnologias de inteligência artificial para que deixem de desenvolver programas de imitação e de utilizar sons produzidos por IA para "diluir…
ebenhack/AP
A crescente utilização da inteligência artificial para criar arte foi criticada por centenas de músicos numa carta da Artist Rights Alliance.
Forbes Life

Centenas de artistas, incluindo os lendários músicos Stevie Wonder, Elvis Costello e as propriedades de Bob Marley e Frank Sinatra, assinaram esta semana uma carta aberta da Artist Rights Alliance, apelando aos criadores de tecnologias de inteligência artificial para que deixem de desenvolver programas de imitação e de utilizar sons produzidos por IA para “diluir os royalties” pagos aos artistas pelo seu trabalho.

A carta, publicada pela primeira vez pela Variety, acusava os criadores de IA, as empresas de tecnologia e as plataformas de música digital de trabalharem para “infringir e desvalorizar os direitos dos artistas humanos”, utilizando a IA para substituir o trabalho dos compositores e músicos.

A carta afirma que os criadores estão a utilizar a música existente para treinar modelos de IA para criar canções, sons e imagens “diretamente destinados a substituir o trabalho de artistas humanos” e que a inclusão de material gerado por IA na indústria musical dilui os pagamentos de direitos de autor dados aos artistas pelo seu trabalho.

Se não for regulamentada, os artistas alertam para o facto de a IA “degradar o valor do nosso trabalho e impedir-nos de sermos justamente compensados por ele”.

A carta apela a que os criadores de IA se comprometam a não desenvolver tecnologia que gere música com IA ou que substitua as contribuições de compositores e cantores humanos.

Os músicos que assinaram a carta incluem Jon Bon Jovi, Billie Eilish, Brothers Osborne, Camila Cabello, Zayn Malik, Jason Isbell, Katy Perry, Miranda Lambert, Nicki Minaj, Noah Kahan, Imagine Dragons, Rosanne Cash e mais de 100 outros.

(Com Forbes Internacional/Mary Whitfill Roeloffs)

Mais Artigos