A época natalícia está quase à porta e já se sabe os planos de pelo menos 67% dos portugueses. De acordo com a Jetcost, plataforma de pesquisa de viagens, sete em cada dez portugueses pretendem viajar nos meses de dezembro e janeiro, isto mesmo com a situação económica do País e da subida de preços. No que diz respeito ao preço, o estudo da Jetcost conclui que a média por pessoa que esperam gastar é de 758 euros.
A plataforma de viagens revela ainda que 12% dos inquiridos apenas vai decidir à última da hora, enquanto quase dois portugueses em cada dez (21%) não planeiam viajar.
No que se refere aos destinos para esta época do Natal, 63% dos portugueses escolhe ficar-se pelos nacionais, 32% opta pelos internacionais e 5% pensa combinar os dois. De entre os destinos nacionais preferidos estão Lisboa, Porto, Madeira, São Miguel e Terceira.
No estrangeiro, Paris, Londres, Barcelona, Amesterdão e Praga são os destinos escolhidos pelos portugueses para as férias de Natal. Para aqueles que querem ir para mais longe, os destinos pretendidos são Nova Iorque, São Paulo, Luana, Banguecoque e Bali.
O carro privado surge como opção preferida de transporte para 54% dos inquiridos, seguindo-se o avião (34%), o autocarro (6%), o comboio (4%) e o barco (2%).
A estadia em hotel surge como o alojamento preferido pela maioria (69%), à frente dos aparthotéis (14%). Alugar um apartamento será a opção para 8% dos portugueses, as casas rurais para 7% e só 2% equaciona ir para um camping.
Quanto ao número de dias da viagem, 37% diz que quer fazer uma viagem de três dias, 23% de três a cinco, 18% de sete e 16% entre oito a 15 dias.