Aproveitando o início de um novo ano e tendo em mente o crescimento de start-ups, Abdo Riani, colaborador da Forbes, aborda 5 resoluções de Ano Novo que podem ajudar os empreendedores a manterem o foco, a motivação e a atingirem as suas metas de negócios:
1. Organize-se melhor
“Colocar-se em ordem é o primeiro passo óbvio para colocar o seu negócio em ordem.
Pode ser uma ótima resolução de ano novo começar a usar e manter um sistema de produtividade.
Existem muitas metodologias de auto-organização viáveis. Depois de encontrar a que funciona melhor para si, a parte mais difícil (como é o caso da maioria das resoluções de ano novo) é cumpri-la.
Por exemplo, o livro ‘Getting Things Done’, de David Allen, é um clássico e altamente aplicável a fundadores de start-ups.
Os sistemas de produtividade são ótimos não apenas porque o ajudam a fazer mais, mas porque o ajudam a se manter no topo das exigências dos seus negócios e a evitar o esgotamento. Isso leva-nos à segunda resolução de Ano Novo nesta lista:
2. Cuide-se melhor
Colocar-se em ordem não significa apenas organizar as suas prioridades, tarefas e calendário. Significa manter a mente e o corpo saudáveis.
Considerando que o empreendedor médio tem 50% mais hipóteses de relatar problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, em comparação com a pessoa comum, é mais fácil falar do que fazer.
No entanto, há muitas coisas que pode fazer para manter a sua saúde mental em dia como fundador de uma start-up.
Tornar isso uma prioridade obviamente não apenas ajudá-lo-á a se manter melhor nos seus negócios, mas também melhorará o seu bem-estar geral e satisfação com a vida”.
3. Procure novas oportunidades de negócios
“Assuma o compromisso de aprender continuamente e manter-se atualizado sobre as tendências e as melhores práticas do setor.
É fácil deixar-se levar pelo trabalho diário do seu negócio e perder a noção do quadro geral. É uma ótima ideia reservar um tempo para investigar outros setores e negócios, pois é uma ótima maneira de procurar formas de expandir o seu próprio negócio e encontrar novas fontes de receita, o que é crucial a longo prazo”.
4. Estabeleça metas claras
“Identifique metas específicas e mensuráveis para o seu negócio e crie um plano para alcançá-las. Por exemplo, a meta pode ser ‘aumentar a nossa receita em 50%’ e a estratégia pode ser abrir uma nova linha de produtos para um nicho de mercado que conhece.
Como alternativa, pode decidir concentrar-se na satisfação do cliente, que é sempre uma abordagem correta quando se trata de construir e desenvolver uma start-up.
Para deixar claro o objetivo, é uma ótima ideia começar a medir a satisfação do cliente e pensar em estratégias e táticas para aumentar a sua pontuação ao longo do próximo ano”.
5. Melhore as suas faculdades de gestão
“O primeiro passo para construir uma cultura de equipa coesa e colaborativa dentro da sua start-up é liderar pelo exemplo e, para fazer isso, vale a pena esforçar-se ativamente para isso.
Se existe uma faculdade que é a mais importante para o sucesso como fundador, é a sua capacidade de comunicar de forma eficaz e influenciar as pessoas.
Consequentemente, pode ser uma ótima resolução procurar oportunidades para aprender e crescer como líder e mentor da sua equipa neste novo ano”.