Chairman da Nella Airlines Group, o comendador brasileiro Maurício Souza declara que a companhia está pronta para colocar em prática o seu plano de expansão na Europa, e Portugal foi o país escolhido pelo Grupo Nella para iniciar as operações da empresa em solo europeu. Segundo Souza, a escolha do país deu-se por se tratar de um importante mercado, ávido por inovação e com espaço para crescimento.
Portugal foi o país escolhido pelo Grupo Nella para iniciar as operações da empresa em solo europeu.
Outro importante fator que fundamentou a escolha de Portugal para que o grupo iniciasse a sua atuação no continente europeu foi a riqueza cultural e o grande potencial turístico, além do facto de que Portugal tem sido nos últimos anos um exemplo de superação para a Europa, vista a recuperação económica e social após a grande crise em 2008 e a forma como o País tem superado os desafios do recente período pós-pandemia.
A trajetória de Maurício Souza
Desde criança, ainda que prematuramente, Maurício Souza demonstrava grande interesse por administrar recursos e solucionar problemas. Começou a trabalhar na oficina mecânica da família, onde em pouco tempo se destacou demonstrando grande capacidade de aprender e replicar os aprendizados técnicos de tal maneira, que despertou a admiração de mecânicos experientes.
Posteriormente, foi para uma grande companhia brasileira do sector de siderurgia e mineração na condição de aprendiz mecânico, e, com iniciativa e espírito empreendedor aguçados, obteve um grande êxito ao trazer uma inovação que fez com que a gigantesca empresa diminuísse em praticamente 90% o seu custo de manutenção de grandes equipamentos de mineração, fator que despertou o interesse dos seus superiores para investir no jovem aprendiz que apresentava qualidades fora do comum para a sua idade e para a sua experiência de vida.
Em pouco tempo, e ainda antes de completar 20 anos, recebeu inúmeros prémios de destaque nesta grande companhia siderúrgica, e logo abriu a sua primeira empresa, iniciando uma operação de prestação de serviços de transportes e inteligência logística para este importante grupo brasileiro de siderurgia e mineração.
A sua primeira empresa cresceu mais de 300% nos dois primeiros anos fiscais, o que despertou a curiosidade de empresas do segmento de transportes que passavam por dificuldades em manter as suas operações e viam a de Maurício Souza crescer a passos largos, e foi nessa altura que começou a ser contratado pelos seus até então concorrentes, para prestar consultoria e ajudar na reestruturação dessas empresas visando implementar tecnologias e engenharias financeiras que promovessem a diminuição do custo por quilómetro rodado, que sempre foi um dos maiores problemas para as empresas de transporte e logística no Brasil, devido aos altos custos de combustível e manutenção.

As consultorias de sucesso e o êxito na sua transportadora, que em pouco tempo se transformou numa grande empresa de transporte rodoviário de carga do Centro Oeste brasileiro, fizeram com que Maurício Souza fosse notado por outros mercados, em especial, por outros modais ainda no mercado de transportes.
Souza sempre foi centrado, focado e determinado. Ainda antes do advento de sistemas e tecnologias de apoio existentes nos dias de hoje, ele conseguiu implementar melhorias em processos logísticos e de manutenção que lhe renderam, além de destaque no mercado, recursos financeiros que lhe proporcionaram adquirir empresas diversas com o propósito de reestruturá-las, elevar o seu posicionamento comercial e, consequentemente, o seu valor, e posteriormente vendê-las com significativa margem de lucro.
A paixão de Maurício Souza pelos transportes sempre foi latente, e, não obstante a sua obstinação pelos transportes rodoviários, Souza sempre sonhou em ganhar asas.
Certa vez, foi visitar um afilhado de casamento no Panamá, Luís Armando Aparício. Ele abriu a porta do seu escritório para mostrar a Souza o lado de fora, que dava de frente com uma pista do aeroporto internacional, e lá estava um belo Boeing 737, e naquele instante o coração de Maurício Souza parecia querer sair pela boca. Foi quando teve a certeza de que seria inevitável que os seus sonhos ganhassem asas.
Aos 33 anos, e após o nascimento de sua filha Antonella, Souza iniciou as operações do Grupo Nella, empresa que carrega em seu nome uma homenagem à sua filha caçula, e que surgiu para aportar diferenciais no serviço aéreo na América Latina com investimentos volumosos voltados para novas tecnologias que privilegiem a qualidade e a segurança em voos domésticos e internacionais de passageiros e carga.
Além do seu fascínio por criar empresas e fazê-las grandes, ter o nome da sua filha como primeira motivação e propulsão para o Grupo Nella aporta uma carga de responsabilidade ainda maior para que ele dê o seu melhor no sentido de fazer o grupo crescer de maneira sólida e sustentável, afirma Souza.
Em 2021, ano em que o mercado da aviação sofria um duro golpe causado pela pandemia de coronavírus, Maurício Souza percebeu grandes oportunidades no mercado da aviação devido a uma eventual retoma no ritmo do mercado aéreo, e, através do Grupo Nella, adquiriu uma das maiores companhias aéreas da Bolívia, que passava por sérios problemas financeiros.
Um ano após a aquisição pelo Grupo Nella, que é uma empresa americana, a companhia boliviana sanou cerca de 90% das suas dívidas, reestruturou as suas operações de voos comerciais, recuperou o crédito no mercado e retomou importantes slots nos principais aeroportos da Bolívia, levando o crescimento a outros países.
E os planos de crescimento continuam. Maurício Souza, com o Grupo Nella, pretende intensificar as operações nos Estados Unidos da América e em toda a América Latina, além de iniciar a sua expansão pelo continente europeu tendo Portugal como sua base de operações na Europa.
O empresário anuncia que os investimentos em pesquisa e desenvolvimento serão ainda maiores em 2023 e culminarão em melhorias para o transporte aéreo de passageiros e de carga em todos os países em que a Nella Airlines estabelecer os seus arcos.
Segundo Souza, o mercado aéreo ainda comporta muito espaço para inovação e boas práticas, e isso, além de ser motivador, dá asas à sua paixão por transportes.
As dificuldades e os desafios de um jovem empreendedor
Souza destaca que o facto de ter começado a sua trajetória empreendedora muito jovem foi fundamental para que chegasse aos 35 anos com uma estrutura emocional forte o suficiente para enfrentar as dificuldades e os desafios propostos pelo mundo dos negócios. Foi no meio de uma pandemia, que promoveu consequências catastróficas para a economia mundial, e em especial para o mercado da aviação, que Souza iniciou a Nella Airlines, e, enquanto as empresas por todo o planeta falavam em cortes no orçamento e em demissões em massa, o discurso de Souza foi exatamente na contramão, e o Grupo Nella manteve a sua equipa, com responsabilidade social e respeito pelos colaboradores.
Além disso, enquanto empresas fechavam as portas no mercado da aviação, o Grupo Nella seguiu adquirindo empresas, firmando parcerias e apostando forte na retomada do mercado. O resultado está à visa. Com a retoma do mercado da aviação em todo o mundo, o Grupo está preparado para seguir a sua trajetória de sucesso e crescimento. E chegou a vez de Portugal!
É preciso ter coragem para recomeçar
Em meados de 2020, Maurício Souza iniciou no Brasil um processo de certificação da Nella Linhas Aéreas junto da ANAC, que é a Agência Nacional de Aviação Civil do país. Hoje, mais de dois anos após o início do processo de certificação, a Nella ainda não voa no país, e segundo Souza isso deve-se a vários fatores, mas em especial ao facto de o mercado de aviação brasileiro ser um dos mais críticos e burocráticos do mundo para o processo de certificação.
Nesse intervalo de tempo, a NELLA Brasil passou por reestruturações e adequações no corpo técnico responsável pela certificação. Atualmente, depois de ter de “recomeçar” praticamente do zero por duas vezes, Souza afirma que a companhia está muito próxima de lograr êxito no mercado brasileiro, e isso enche de orgulho o chairman da Nella Airlines, que faz questão de voar no seu país.
O reconhecimento é uma bússola que indica que estamos no caminho certo
No último dia 12 de setembro, Maurício Souza recebeu a mais alta homenagem do empreendedorismo do seu país. Ele foi o destaque da noite de premiação na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, recebendo a distinção de Empresário Brasileiro do Ano em Solo Estrangeiro. Maurício Souza recebeu a medalha da Ordem JK, título da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, premiação entregue às personalidades que se destacam nas suas respetivas atividades. Na ocasião, Souza foi condecorado com o título de comendador.
“O reconhecimento e a conquista dessas medalhas significam que estamos no caminho certo, que fizemos o correto. Esse é o melhor agradecimento que poderíamos ter. Começámos a nos reinventar como um todo. Mudámos o sistema de voos dentro dos locais em que operamos, e a perspetiva é de, logo mais, começar a operar no Brasil. Estamos desde 2020 a tentar a certificação necessária, e hoje já temos operações em seis países fora do Brasil. A companhia tem uma frase muito marcante: Não se trata apenas de voar. O nosso foco são as pessoas”, afirmou, orgulhoso, Maurício Souza na noite da premiação no Rio de Janeiro.
Não se trata apenas de voar, o nosso foco são as pessoas
Maurício Souza acredita que o sucesso de uma companhia depende invariavelmente do seu capital humano, e esse é de facto o principal capital do Grupo Nella Airlines, o capital humano. Todos os anos, a empresa investe sem reservas em treinos e capacitações dos seus colaboradores, e esse investimento reflete-se diretamente nos resultados da companhia, afirma Souza, mas o que mais orgulha o chairman & founder da Nella Airlines é saber que os seus investimentos também figuram como uma mola propulsora na qualificação do mercado, fator que resulta em produtos, serviços e soluções com mais qualidade e funcionalidade, culminando na satisfação dos seus clientes em todo o mundo! O slogan e lema da companhia é: “Não se trata apenas de voar! O nosso foco são as pessoas”, reafirma Souza.
Pesquisa, desenvolvimento e inovação são os pilares de sustentação do grupo Nella Airlines
O Grupo Nella Airlines conta com uma equipa própria de pesquisa, desenvolvimento e inovação, e isso eleva exponencialmente a qualidade dos serviços prestados, pois a Nella Airlines está sempre na vanguarda tecnológica. Souza acredita que cada centavo investido em tecnologia e inovação se justifica pela certeza de que com isso irá promover a superação das expectativas dos seus clientes, colaboradores, parceiros e investidores. O mercado da aviação é extremamente competitivo, e uma companhia de sucesso precisa de se reinventar sempre, defende Maurício Souza, que mantém no Brasil uma estrutura de desenvolvimento tecnológico que suporta todas as atividades técnicas do Grupo Nella.
Manter-se em pé no meio da tempestade é uma arte
O último triénio foi desafiador para todos os grupos e empresas do planeta, independentemente do seu porte e do seu mercado de atuação. Manter o crescimento, adquirir novas companhias e estabelecer novas e importantes parcerias nesse período é uma prova de que a arte dos negócios é parte integrante da personalidade de Maurício Souza.
É preciso ter firmeza na condução de um processo de reestruturação
Há um ano, a Nella Airlines adquiriu na Bolívia a Amaszonas Línea Aérea, hoje batizada de Amas by Nella. Na chegada de Maurício Souza à Bolívia, a companhia boliviana encontrava-se em sérias dificuldades financeiras com dívidas superiores a 40 milhões de dólares, salários atrasados, pedidos de falência por parte de fornecedores e uma dívida astronómica com o Governo local. Atualmente, um ano após a aquisição, Maurício Souza afirma que foi preciso firmeza, seriedade e muito profissionalismo para reverter a situação e colocar a companhia de volta ao jogo. Hoje a reestruturação é reconhecidamente um sucesso na opinião de colaboradores, clientes, fornecedores e por parte do Governo boliviano.
A família é a base da estrutura emocional de um grande empreendedor
Boa parte da designação das empresas de Maurício Souza tem inspiração no nome dos seus filhos. Nella é uma homenagem à sua filha caçula, Antonella, que foi a fonte de inspiração para o nome da empresa. E, mais do que ter uma companhia com o nome dela, uma companhia que vem crescendo e aportando oportunidades para que tantas famílias possam ter os seus empregos é motivo para que Maurício Souza acredite que está no caminho certo. Ter uma companhia com o nome da sua filha mais nova torna o projeto ainda mais digno de receber os seus melhores esforços, pois a responsabilidade é ainda maior, afirma Souza. Antonella é a filha caçula de Maurício Souza com a sua mulher, Rafaelly Morrone, que é o seu maior porto seguro. Rafaelly está no quarto mês de gravidez, e em breve o caçula será o Anthony, ou seja, indícios de novas empresas no grupo.
Os planos para o futuro em Portugal e no mundo
No mês de novembro, a Nella Airlines Uruguai iniciará as suas operações aéreas no país latino-americano, será o terceiro país da América do Sul em que a Nella Airlines irá figurar como operador aéreo certificado.
A primeira companhia sul-americana adquirida pela Nella Airlines foi a Albatros Airlines, da Venezuela, hoje a voar como Albatros by Nella. Há exatamente um ano, a Nella adquiriu a segunda companhia sul-americana, trata-se da Amaszonas Bolívia, segunda maior e mais tradicional companhia aérea boliviana que hoje atende pelo nome de Amas by Nella e após um ano de reestruturação está a crescer e a abrir mais destinos todos os meses com expectativa de fechar o ano de 2022 com crescimento real de mais de 50% na sua operação.
No Paraguai, a Nella Airlines está em fase de certificação junto à autoridade aérea local e em breve iniciará as operações comerciais.
Maurício Souza, além de chairman da Nella Airlines, é também presidente da The Founder Capital, que, além de ser a controladora do Grupo Nella, detém o controlo de outras 20 empresas espalhadas pelo mundo e que atuam nos mais diversos mercados, tais como: mercado financeiro, engenharia, tecnologia, telecomunicações, saúde e infraestrutura.
Sobre o futuro, Souza declara que pretende intensificar a relação entre as empresas do grupo, formando um ecossistema inteligente e funcional que permita diminuir os custos operacionais das empresas do grupo e ao mesmo tempo incremente qualidade nos seus produtos, serviços e soluções.
Um bom exemplo disso é a Nella Pay, empresa do grupo que será a responsável por produtos como: cartões de fidelidade, cartões de crédito, financiamento próprio de bilhetes aéreos, entre outros. Maurício Souza afirma que a missão da sua vida é melhorar a vida das pessoas de alguma forma, e conclui dizendo que o momento presente dele é sempre hora de planear, pois o presente é fruto do passado e semente do futuro.