Internacionalizar e exportar são palavras de ordem para as empresas portuguesas. A dimensão contida do mercado nacional obriga a procurar destinos externos como forma de ganhar escala e estar menos exposto às naturais variações e contrações da procura doméstica. Destinos novos como os Emirados podem parecer irresistíveis para internacionalizar. São cosmopolitas, têm poder de compra, gostos sofisticados e começam até a ditar tendências. É saudável a ousadia de internacionalizar cada vez mais uma empresa, mas existem riscos que devem ser ponderados. Nem sempre os mercados mais trendy são adequados para a dimensão das marcas portuguesas.
A Antarte tem estado presente em algumas das cidades mais vibrantes da Europa desde 2002, locais que combinavam modernidade com o respeito pelo design intemporal, um dos pilares da filosofia da marca. Este trajeto de internacionalização com mais de 20 anos foi norteado pelo respeito pela identidade Antarte com ajustes necessários às realidades locais. Em 2012, a Antarte inicia a expansão para um outro continente: África é o próximo passo, com abertura de lojas em África do Sul, Angola, Gana, Marrocos, Costa do Marfim e São Tomé e Príncipe.
A experiência consolidada permitiu a expansão no primeiro semestre de 2023 para um terceiro continente. A Antarte Dubai Store é um desafio completamente novo: evoca elegância, sofisticação e manufatura, resultado de um estudo minucioso dos atributos de marca mais relevantes para um mercado premium como o dos Emirados.
Das especificidades do atendimento à campanha de divulgação da abertura do ponto de venda, tudo foi pensado ao pormenor. O tom da comunicação mostra como o mobiliário Antarte estabelece um diálogo entre o design intemporal e a criação de tendências em home decor. Sem esquecer que mistura harmoniosamente matérias-primas sustentáveis com a melhor manufatura europeia.
No evento oficial de abertura da Antarte Dubai Store, a marca recebeu alguns convidados especiais do Dubai. Entre eles, o locutor de rádio Kris Fade e a esposa Brianna Fade, membros do elenco do programa de sucesso Dubai Bling; as designers de interiores Nisrine Lababidi, Vafa Mir, Afaf Labidi, a arquiteta Marwa Elsallab e a influencer de sustentabilidade Sana Mastan, entre outras personalidades do imobiliário nos Emirados.
As sensações iniciais desta nova etapa da internacionalização permitem concluir que as empresas portuguesas, habituadas a ter o centro da Europa, EUA ou Japão como mercados de vanguarda, enfrentam um desafio de outro patamar no Médio Oriente: o futuro já mora ali.
Todas as informações sobre a presença internacional da Antarte estão disponíveis em
https://antarte.pt/pt/lojas.
Mário Rocha, CEO da Antarte