“Nova Iorque é, efetivamente, tão fascinante como o que os filmes e as séries de TV dão a entender – não há espaço para desilusão. É viva, animada, interessante, eclética, multicultural e apaixonante. Existe um bom equilíbrio entre os espaços de lazer e a selva de betão, os nova iorquinos sabem trabalhar muito, mas descontrair em igual proporção também. Em geral, não é um povo particularmente simpático, mas é assertivo, qualidade que não deve ser confundida com má educação”.
Um dia perfeito em Nova Iorque
O dia começa com um pequena almoço (sem restrições) num típico diner americano, seguido por um passeio pelo Central Park a pé ou de bicicleta (nunca de charrete!). Depois do almoço, tomado numa das muitas roulottes de rua espalhadas pela cidade, é hora de descobrir o charmoso bairro de Greenwich Village onde para além de uma grande variedade de restaurantes, bares e lojas alternativas, se encontram alguns locais icónicos para os fãs da cultura popular como as fachadas dos prédios mostradas vezes sem conta nas séries de TV de culto Friends e Sex and the City.
O por do sol é a altura do dia ideal para admirar a incrível vista sobre a cidade no Top of the Rock, o miradouro do edifício Rockefeller Center. Com o momento registado, seguimos em direção à Broadway para assistir a um dos muitos musicais em cartaz ou aproveitamos para soltar algumas gargalhadas num espetáculo de stand-up comedy num dos bares de comédia de Manhattan. Ao jantar sugiro um barbecue coreano em Korea Town, por si só uma memorável experiência. Terminamos a noite em Times Square onde nos deixamos hipnotizar pela intensidade das luzes e vida desta zona da cidade.
Locais fora do radar dos turistas
Não está totalmente fora do radar dos turistas, mas uma viagem de ferry gratuita para Staten Island a partir do Terminal Whitehall em Manhattan, oferece vistas espetaculares sobre a Estátua da Liberdade e sobre a cidade – uma excelente opção para quem queira poupar dinheiro em viagem sem perder um dos grandes ex-libris de Nova Iorque. Em Brooklyn sugiro uma visita ao Randolph Beer DUMBO, uma cervejaria/salão de jogos onde nos podemos servir de cerveja sozinhos, enquanto comemos uns petiscos e jogamos clássicos arcade como pinball ou shuffleboard entre os locais.
Onde ficar
Para ficar no centro da ação, sugiro o hotel Pod Times Square ou o Hilton New York Times Square. Em Midtown, o Hilton Martinique New York on Broadway é também uma boa opção. Já em Chinatown, recomendo o Hotel 50 Bowery onde além de quartos espaçosos (de acordo com os standards nova-iorquinos) se pode usufruir de uma excelente vista sobre a cidade a partir do seu rooftop bar The Crown.
Onde e o que comer
Umas panquecas ou um hambúrguer no Johnny’s Luncheonette em Chelsea; uma sandes de abacate (aquecida) no Joe and the Juice; os tacos do Los Tacos Nr 1 em Times Square; um barbecue coreano no Kunjip ou um ramen no Koku Ramen, ambos em Korea Town; uma pizza no John’s of Bleecker Street e um cannoli no Caffe Roma, aberto desde 1891, em Little Italy; e um bocadinho de tudo no Nom Wah Tea Parlor, o primeiro restaurante de Dim Sum em Chinatown.
Top 5 de coisas a fazer na cidade
Passear em Central Park num dia de sol; percorrer o High Line – um belíssimo parque construído sobre a antiga linha férrea de Nova Iorque; ir a Times Square à noite; admirar a vista sobre a cidade a partir do Top of the Rock (Rockfeller Center) ao por do sol; atravessar a Ponte de Brooklyn a pé, idealmente também ao por do sol.
Monumentos e museus imperdíveis
Museu MET (Metropolitan Museum of Art), Museu MOMA (Museum of Modern Art), Museu Americano de História Natural, Estátua da Liberdade, Empire State Building, Ponte de Brooklyn, 9/11 Memorial, entre muitos outros, claro.
Curiosidades sobre a cidade
O nome original da cidade era New Amsterdam. São aqui hoje faladas mais de 800 línguas diferentes. A biblioteca de Nova Iorque, com cerca de 50 milhões de livros, é a terceira maior livraria do mundo. O Central Park é o local mais utilizado em filmagens em todo o mundo.
Dicas para quem vai visitar Nova Iorque pela primeira vez
Em Nova Iorque dar gorjeta é uma prática habitual nos restaurantes e bares, podendo ser automaticamente adicionada à conta. Se optar por não dar gorjeta, prepare-se para ser questionado pelo staff.
A melhor forma de conhecer a cidade é percorrê-la a pé (o facto de ser bastante plana, ajuda), mas caso as pernas precisem de um descanso, o metro leva-o a todo o lado por um preço relativamente baixo.
Nova Iorque é um excelente destino para compras, especialmente se procura algo em especial que tem dificuldade em encontrar em Portugal. Sugiro a escolha de uma mala de viagem com algum espaço livre para poder trazer tudo o que comprar na sua viagem. A tentação é grande!
Maria João é criadora de conteúdo no blog “Joland” e na conta do Instagram “Joland Blog 🌍 Maria João”.