Os maiores do desporto Mundial
15º
New England Patriots
- Valor: 3,1 mil milhões de euros
- Receita: 487 milhões de euros
- Desporto: Futebol americano
- Ligações no IRD: 4
14º
Manchester United
- Valor: 3 mil milhões de euros
- Receita: 582 milhões de euros
- Desporto: Futebol
- Ligações no IRD: 5
13º
Budweiser
- Valor: 22 mil milhões de euros
- Receita: 10,1 mil milhões de euros
- Ligações no IRD: 13
12º
Dallas Cowboys
- Valor: 3,9 mil milhões de euros
- Receita: 652 milhões de euros
- Desporto: Futebol americano
- Ligações no IRD: 4
11º
New York Knicks
- Valor: 3 mil milhões de euros
- Receita: 350 milhões de euros
- Desporto: Basquetebol
- Ligações no IRD: 4
10º
New York Yankees
- Valor: 3,1 mil milhões de euros
- Receita: 480,5 milhões de euros
- Desporto: Beisebol
- Ligações no IRD: 3
9º
New York Giants
- Valor: 2,8 mil milhões de euros
- Receita: 413,5 milhões de euros
- Desporto: Futebol americano
- Ligações no IRD: 5
8º
Lionel Messi
- Valor: 75,8 milhões de euros (26 milhões de euros de publicidade e 49,8 milhões de euros de salários)
- Desporto: Futebol
- Ligações no IRD: 3
7º
Creative Artists Agency
- Valor: 7,3 mil milhões de euros
- Desporto: Futebol americano, beisebol, basquetebol, golfe
- Ligações no IRD: 17
6º
Cristiano Ronaldo
- Valor: 82 milhões de euros (30 milhões de euros de contratos publicitários e 52 milhões de euros de salários)
- Desporto: Futebol
- Ligações no IRD: 3
5º
LeBron James
- Valor: 80 milhões de euros (51 milhões de euros de contratos publicitários e 29 milhões de euros de salários)
- Desporto: Basquetebol
- Ligações no IRD: 6
4º
Barcelona
- Valor: 3,2 mil milhões de euros
- Receita: 628 milhões de euros
- Desporto: Futebol
- Ligações no IRD: 6
3º
Pepsi
- Valor: 18 mil milhões de euros
- Receita: 11 mil milhões de euros
- Ligações no IRD: 4
2º
Real Madrid
- Valor: 3,3 mil milhões de euros
- Receita: 646 mil milhões de euros
- Desporto: Futebol
- Ligações no IRD: 6
1º
Nike
- Valor: 28 mil milhões de euros
- Receita: 3 mil milhões de euros
- Ligações no IRD: 9
Há vários anos que a FORBES se assume como a grande fonte de avaliação dos negócios do desporto, acompanhando tudo e mais alguma coisa, desde as equipas mais valiosas aos jogadores que mais ganham, passando pelas comissões das principais agências e pelas receitas dos maiores patrocinadores. Mas quantificar o sucesso monetário só por si não chega. É preciso ir mais além.
A equipa de futebol americano Dallas Cowboys, por exemplo, é o clube desportivo mais valioso do mundo, gerando anualmente cerca de 650 mil milhões de euros de receitas. Cristiano Ronaldo, estrela do clube madrileno e da selecção de Portugal, é o atleta mais bem pago do mundo, auferindo anualmente cerca de 82 milhões de euros, entre salários e contratos publicitários.
Do lado das marcas, a Nike é o principal nome de vestuário desportivo, e a Creative Artists Agency (CAA) a maior agência desportiva mundial, ao cobrar uns exorbitantes 270 milhões de euros de comissões máximas.
Mas o que é que contribui para o enorme sucesso de nomes como os Dallas Cowboys, Cristiano Ronaldo, Nike ou a CAA? A que se deve o forte aumento dos seus rendimentos? A resposta está nos vários negócios que mantêm no ecossistema desportivo e que é agora medido através do Índice de Riqueza Desportiva (IRD) calculado pela FORBES.
A metodologia usada na elaboração deste ranking assenta em duas componentes-chave. A primeira contabiliza o músculo financeiro de uma entidade na sua respectiva categoria – os mais ricos, os mais poderosos. A pontuação atribuída aos atletas baseia-se nos seus rendimentos; no caso das agências, nas comissões máximas que cobram, e no caso das equipas e das marcas nos seus respectivos rendimentos.
A outra componente analisa as ligações de cada entidade às demais categorias no mundo do desporto. As equipas, por exemplo, são valorizadas graças aos atletas e marcas a que estão ligadas; as marcas são qualificadas com base nas suas relações com as equipas e atletas. Na elaboração deste índice considerámos tanto o número de ligações como o poder das mesmas, uma vez que nem todas as ligações são iguais. Ao juntar-se à Nike, por exemplo, um atleta consegue uma exposição e influência maiores do que alguém apoiado pela Adidas ou pela Puma.
Uma marca que se associe a Neymar chegará a mais pessoas do que se associar a Cesc Fàbregas. Resultado: se o mundo dos negócios do desporto é uma enorme teia que liga todos os grandes jogadores, então o IRD é um ranking daqueles que deixariam o maior buraco se dela se libertassem.
Cristiano Ronaldo é o atleta mais bem pago do planeta, uma vez que tem um contrato milionário com o Real Madrid e uma série de grandes empresas dispostas a despenderem mais de 30 milhões de euros por ano só para se associarem ao melhor futebolista do mundo.
A lista inclui 430 atletas, agências, marcas e equipas, agregadas num índice onde são contabilizadas tanto a sua robustez financeira como as suas relações influentes com outras figuras do mundo do desporto. Para criar o IRD, combinámos todos os rankings anuais de Dinheiros do Desporto da Forbes (equipas desportivas, marcas, atletas, agências) e dados financeiros fornecidos num único ranking que reflecte o seu sucesso monetário e a forma como estes montantes estão inter-relacionados. Esta é a primeira vez que se faz um ranking que incide em diferentes categorias e na forma como influenciam os negócios do desporto. Revelamos aqui os 15 maiores nomes do desporto mundial – se quiser conhecer os restantes 415, visite www.forbes.com/sports-money-index.