Antes que sejam invadidos por multidões de turistas, conheça alguns dos locais na Europa que acabaram de entrar para a lista da UNESCO.
6 novos patrimónios mundiais
6º
Túmulos Medievais
- Localização: Bósnia e Herzegovina, Croácia, Montenegro e Sérvia
- O Quê: 28 cemitérios e túmulos monumentais
- Data: Século XII ao século XVI
5º
Sítio arqueológico de Filipos
- Localização: Grécia
- O Quê: Cidade murada de Filipos
- Data: Fundada em 356 a.C.
4º
Dólmen da Menga
- Localização: Espanha
- O Quê: Conjunto de formações rochosas megalíticas e povoados
- Data: Em óptimo estado ao fim de mais de 6500 anos
3º
Tesouros arqueológicos de Ani
- Localização: Turquia
- O Quê: Grande e próspera metrópole medieval “a cidade das 1001 igrejas.”
- Data: Fundada há mais de 1600 anos
2º
Complexo de Cavernas de Gorham
- Localização: Gibraltar
- O Quê: Cavernas de Gorham
1º
Arquitectura de Le Corbusier
- Localização: Espalhada por todo o mundo
- O Quê: Arquitectura moderna
A lista intemporal e clássica das “sete maravilhas do mundo”, que qualquer viajante que se preze deve visitar, foi sendo alargada e contém mais de mil locais extraordinários. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) acaba de classificar mais 21 locais como “Património Mundial” que devem ser protegidos em virtude do seu notável valor universal.
A lista dos lugares mais espantosos do mundo, que continua a incluir velhos marcos históricos como é o caso das pirâmides de Gizé no Egipto, da Grande Muralha da China e de toda a cidade de Veneza, aumenta a cada ano que passa, à medida que esta organização internacional vai atribuindo o estatuto de locais protegidos a novos lugares. Estes locais são seleccionados após um longo processo de candidatura e a sua classificação assenta em critérios bastante rigorosos, como o seu significado histórico, património comum, obra-prima do génio humano, beleza natural excepcional ou locais e obras representativas e que sejam prova do intercâmbio de valores humanos.
A lista de locais que são agora Património Mundial da UNESCO inclui lugares bastante variados que percorrem os quatro cantos do globo. É um verdadeiro consolo para os entusiastas da história e da arqueologia, que podem inclusive contar com uma categoria sem precedentes: o conjunto da obra arquitectónica do modernista e pioneiro Charles-Édouard Jeanneret-Gris, nascido na Suíça e mais conhecido por Le Corbusier. Conheça alguns dos destinos selecionados na Europa que deve visitar antes que se tornem destinos populares.