De 42 anos, Pedro Pinto de Jesus, formado em gestão e administração pública, preside a Gestão de Arrendamento da Habitação Municipal de Lisboa – Gebalis, que atualmente gere 66 bairros em Lisboa, um total de mais de 23 mil unidades de habitação municipal, distribuídas pelas 24 freguesias da cidade.
No global as freguesias de Lisboa albergam uma população estimada em cerca de 64 mil pessoas e um parque habitacional público que representa cerca de 11,4% dos alojamentos familiares em residência habitual. Em entrevista à FORBES, Pedro de Jesus fala do atual momento da empresa e dos desafios marcados pelas restrições impostas pela crise pandémica da Covid-19.
“Tivemos que nos adaptar ao cenário atual, reforçando o contacto com os residentes através dos meios digitais e telefone mantendo o atendimento presencial sob marcação. Internamente, as equipas encontram-se em teletrabalho estando perfeitamente instituídos os fluxos de trabalho. Mantemos equipas SOS, de intervenção rápida, para resolução de questões de manutenção do património”, explica.
Pedro de Jesus diz afirma, no entanto, que a Gebalis, que em 2020 terá atingido um volume de negócios de 30 milhões de euros, tem todas as condições para dentro de cinco anos ser um player central na definição de políticas de habitação pública, mantendo-se fiel aos seus valores basilares, a proximidade e orientação para os residentes, continuando a ser um agente inequívoco do desenvolvimento social e urbano de Lisboa.
“Estando a Gebalis a gerir habitação de nova geração, de elevada qualidade, tanto ao nível dos projetos arquitetónicos, como das características de construção, por certo que todas as operações de requalificação que realizará alinharão por este patamar”, refere.
Investimentos beneficiam mais de 26 mil pessoas
Apesar do cenário de crise, a Gebalis, segundo o seu PCA, investiu, até 2020, um total de 52,5 milhões de euros na requalificação dos bairros municipais, ao abrigo do ‘Programa Aqui há mais Bairro’.
“Na totalidade esta operação beneficiará 9.439 frações habitacionais e perto de 26.429 pessoas. Paralelamente ao ‘Programa Aqui há Mais Bairro’ salientamos ainda o investimento de mais de 1 milhão de euros para instalação e modernização de elevadores. Este nível de investimento, em reabilitação, é acompanhado por um investimento anual previsional, próximo dos três milhões de euros, associado à manutenção e conservação do património edificado sob nossa gestão”, detalha.
A Gebalis foi criada em 1995, com um modelo de gestão do património próximo das pessoas, inclusivo, integrado e inovador. Atualmente conta com uma equipa de 222 trabalhadores, 61% dos quais mulheres, na sua maioria com formação académica superior.
Pedro Pinto de Jesus, rejeita máximas únicas de gestão, pelo que defende que cada projeto, cada experiência, cada desafio obriga a conceitos de gestão custom made. “Sempre em equipa, com dedicação e sem perder o pragmatismo necessário ao cumprimento de uma missão”, acrescenta.