Há dois anos desaparecido dos holofotes, o extravagante bilionário chinês vê estrategicamente reduzida a sua participação no Group Ant, que detém a popular plataforma de pagamento digital Alipay.
Agora, o cofundador do Alibaba deixa de integrar o Conselho de Administração assim como nove outros executivos que passam a ter votos independentes, uma alteração que visa tornar a estrutura da empresa “mais transparente e diversificada”.
Esta reestruturação vem no seguimento de uma suposta repressão do governo chinês que teve início em Pequim com o cancelamento da oferta pública inicial da empresa em novembro de 2020, ocorrida pouco tempo depois de um discurso polémico de Jack Mack em que critica as políticas governamentais em relação às tecnológicas.
A IPO, que estava programado para acontecer em Xangai e Hong Kong simultaneamente, teria arrecadado mais de 34 mil milhões USD e avaliado a Ant em mais de 300 mil milhões USD.
Pós este mau estar, o ex professor de Inglês que tinha uma vida pública ativa entre universidades, empresas e eventos de empreendedorismo, passou a ser praticamente anónimo, aparecendo fugazmente em breves situações: uma aparição online de 48 segundos no início do ano passado, uma breve viagem a uma universidade na Holanda para aprender sobre alimentos sustentáveis e uma suposta estadia em Maiorca, uma vez que o seu super iate Zen de 88 metros aí esteve atracado.
Mas neste fim-de semana de anúncio da reestruturação da Ant, Jack Ma reaparece também no instagram, num post de um restaurante tailandês a sorrir para a fotografia.
O Financial Times, que pertence à empresa de media japonesa Nikkei, revelou que Ma estabeleceu residência no Japão e que oscila o seu tempo entre termas, resorts de ski e a colecionar arte. Mas já se percebeu que o magnata que neste momento é o número 67 da lista dos bilionários Forbes e o número 5 no ranking dos chineses mais ricos, não vai ficar por aqui.
Entretanto, a mudança de controle da Ant vai adiar novamente a sua entrada em Bolsa, uma vez que o regulador exige um período mais largo de fiscalização nestes casos, mas está traçado o caminho.