A Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento, efetuou sete novos investimentos que reforçam o seu portefólio nas áreas de Digital & Tecnologia, Tecnologias da Saúde e Turismo.
As empresas são a Fraudio, miio, WalliD, footAR, C-mo, Pruvo e Spinach Tours.
➡ A Fraudio, sediada em Amesterdão e liderada pelo português João Moura, apresenta uma solução inovadora na área do combate à fraude nos pagamentos e crimes eletrónicos. Assente numa lógica de centralização dos dados de transações e alimentada por algoritmos de Inteligência Artificial de última geração, os produtos da Fraudio são fáceis de integrar e oferecem uma boa deteção de fraudes desde o primeiro dia aos seus clientes, permitindo gerir com segurança as suas próprias bases de clientes, reduzindo custos operacionais e perdas por fraude.
Objetivo do investimento: O investimento da Portugal Ventures foi realizado em co-investimento com a Shiling e Fintech Fund, e irá permitir à Fraudio reforçar a presença em Portugal e alavancar as áreas de vendas, marketing e I&D.
Como foi realizado o investimento: Este investimento foi realizado através do Fundo Capital de Risco Portugal Ventures Grow and Expand.
➡ A miio é uma empresa especializada na área da mobilidade elétrica, que detém uma quota de mercado de 70% de utilizadores de veículos elétricos. Através da sua app é possível simplificar a vida do utilizador de veículos elétricos que podem: escolher o local de carregamento, simular e comparar preços de acordo com o veículo e estado de bateria, controlar os consumos e gastos, e indicar as soluções de carregamento adequadas ao veículo.
Objetivo do investimento: O investimento na miio pretende capacitar a equipa de recursos humanos nas áreas da engenharia e marketing, e ainda acelerar a internacionalização nomeadamente para os mercados de Espanha e França.
Como foi realizado o investimento: Este investimento foi realizado através do Fundo Capital de Risco Turismo Crescimento.
➡ A WalliD é um kit de ferramentas de identidade que conecta protocolos de Identidade Digital com aplicações online, com objetivo de, através de uma carteira digital única, permitir aos utilizadores, aceder, gerir e autenticar-se com qualquer identidade. A empresa tem um potencial de mercado de 12 biliões de dólares estimado para 2025.
Objetivo do investimento: Com este investimento, a WalliD fica dotada dos meios para continuar a desenvolver o produto para aumentar a rede integrações com redes e protocolos de identidade digital.
Como foi realizado o investimento: Este investimento foi realizado pela Portugal Ventures, através do Fundo Capital de Risco Portugal Ventures Tech Competitiveness – com apoio financeiro do Fundo de Capital e Quase Capital (FC&QC) gerido pelo Banco Português de Fomento.
➡ A C-mo Medical Solutions desenvolve soluções para o diagnóstico e gestão de doenças respiratórias. A sua missão é a de revolucionar a gestão clínica da tosse crónica, um sintoma que afeta 400 milhões de adultos em todo o mundo. A empresa encontra-se a desvendar o potencial clínico de analisar as características e padrões da tosse, e propõe[1]se a resolver a necessidade médica associada à gestão da tosse crónica. Esta ronda de investimento foi realizada em co-investimento com a Boehringer Ingelheim Venture Fund e a High-Tech Gründerfonds.
Objetivo do investimento: Permitir à C-mo Medical Solutions potenciar a tecnologia no mercado Europeu e Norte Americano, bem como expandir o seu portefólio de soluções.
Como foi realizado o investimento: Este investimento foi realizado através do Fundo Capital de Risco Portugal Ventures Valor 2.
➡ A FootAR, startup madeirense, sediada na Startup Madeira (Funchal), desenvolve uma plataforma de realidade aumentada, imersiva, que replica um estádio de futebol virtual, com disponibilização, em tempo real, de dados e estatísticas sobre jogadores, clubes e campeonatos. Esta solução já testada pelo Clube Desportivo Nacional da Madeira, tem como clientes-alvo as entidades desportivas como clubes, federações e ligas, assim como as casas de apostas, que terão a oportunidade de potenciar receitas através de publicidade, marketing e vendas de uma forma inovadora e com elevado grau de envolvimento por parte dos utilizadores, graças aos mecanismos de gamificação e realidade aumentada.
Objetivo do investimento: Com este investimento, a FootAR propõe-se a finalizar o protótipo e desenvolver integrações para atuais e novos clientes, alavancando a empresa para uma expansão internacional e captação de novas rondas de investimento.
Como foi realizado o investimento: Este investimento, no âmbito da Call Madeira, foi realizado pela Portugal Ventures, através do Fundo de Capital de Risco Atlântico – com apoio financeiro do Fundo de Capital e Quase Capital (FC&QC) gerido pelo Banco Português de Fomento, em parceria com a August One, um “family office” baseado em Singapura, com o objetivo de reforçar a capacitação empresarial das empresas com atividade localizada na Região Autónoma da Madeira, tendo em vista o desenvolvimento de um ecossistema de inovação musculado e competitivo ao nível global.
➡ A Pruvo apresenta uma solução baseada em Inteligência Artificial que permite às agências de viagens e aos viajantes beneficiarem da flutuação de preços nas reservas de hotéis, conseguindo os mesmos remarcar a reserva do quarto ao preço mais baixo, caso se verifique uma variação entre a data da reserva e o dia do check-in. A sua tecnologia, baseada em Inteligência Artificial, foi um fator determinante que permitiu o crescimento da Pruvo em mais de 10 vezes no último ano. A empresa, com sede em Israel, tem uma forte presença em Portugal, onde tem como clientes as principais agências de viagens nacionais.
Como foi realizado o investimento: Este investimento foi realizado através do Fundo Capital de Risco Portugal Ventures Turismo Crescimento (“Call Turismo”).
➡ A Spinach Tours é uma plataforma destinada a operadores de circuitos turísticos, em parceria com o Grupo Barraqueiro e a Boost Portugal, que através de um modelo de VAAS (Vehicle As A Service), permite a comercialização mundial de uma solução chave na mão, única no mundo, apoiada por um veículo elétrico e com integração de tecnologia para o desenvolvimento de experiências interativas de passeios turísticos. Com este investimento, a Spinach Tours ficará dotada dos meios para poder desenvolver e entregar a sua solução globalmente.
Como foi realizado o investimento: Este investimento foi realizado através do Fundo Capital de Risco Portugal Ventures Turismo Crescimento (“Call Turismo”).